EDUCAÇÃO PONTUADA

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 29/02/2012
  • UTILIZAR NOMES E MÚSICA

Tempo: 30 a 45 minutos

Faixa Etária: 3 a 5 anos.

Local a ser utilizado: sala de aula, pátio, jardim,quadra de esportes.

Objetivos:Perceber identidade e a de outro,perceber o nome diante da musicalidade,assim como a sua vez para participar.

Ação:

O grupo irá cantar as seguintes cançõe populares abaixo em sentados em roda, ou fazendo roda.

A Professora poderá mostrar pequenos crachás com o nome da criança colocada em evidência.Reforçando as letras do nome.

  1. A Canoa virou
  2. Se eu Fosse um Peixinho
  3. Ciranda Cirandinha
  4. Fui ao Itororó
  5. Tango Tango Tango Morena
  • TEATRO DE FANTOCHES.

Tempo: 30 a 45 mnutos

Faixa Etária: 3 a 5 anos

Local a ser utilizado:sala de aula, salão, jardim, biblioteca.

Objetivos: Conhecer a rotina escolar representando por meio da fantasia e de personagens utilizados.

Material a ser utilizado: fantoches, bonecos.

Ação: A professora, poderá sentar em roda de conversa,e representar por meio de bonecos, fantoches, fazendo com que eles conversem com os demais  alunos,fazendo diversas perguntas como:

  1. – Como você veio para a escola?
  2. – Quem trouxe você?
  3. – O que mais você gosta na escola?
  4. – Quem são seus amigos na sala de aula?
  5. – Como é o nome da sua professora? e da Inspetora?
  • CHOVE CHUVA DE PAPEL

Tempo: 30 a 45 minutos

Faixa Etária: 3 a 5 anos

Local a ser utilizado: sala de aula, jardins, ou pátio.

Objetivos: desenvolver a coordenação motora fina,relaxar de forma ativa interagindo de forma lúdica com o grupo.

Material: revistas, jornais, papéis diversos.

Ação: O grupo receberá jornais, revistas, papéis diversos.A professora indicará a todos que piquem as folhas de papel experimetando as diversas formas e texturas encontradas.Todos deverão juntar os papéis picados e jogar para o alto na forma de chuva. Ao término da atividade, os alunos poderão recolher os papéis e utilizar em colagens ou atividades de reciclagem.

  • ESPELHO, ESPELHO MEU!

Tempo: 30 a 45 minutos

Local: sala de aula, salão etc

Faixa Etaria: 3 a 5 anos

Material: espelhos de diversos tamanhos

Objetivos: Perceber o corpo e suas partes, assim como sua nomeação. Perceber a identidade relacionando aos demais do grupo.

Ação: A professora deverá levar os alunos a sala de aula e oferecer a todos a possibilidade de serem vistos no Espelho.Reforçar a observação das partes do corpo assim como a nomeação. Outra atividade sugerida é pedir aos alunos que expressem-se na frente do espelho, e vejam os movimentos livres.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: