EDUCAÇÃO PONTUADA

PROJETO “UM DIA NA ROÇA”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 27/02/2012

JUSTIFICATIVAS:

Nas escolas e na cidade,incluidno os estabelecimentos comerciais,em junho,muitas atividades acontecem em torno do Tema Festa Junina  e é necessário dar às crianças significação ao tema.

Faz-se necessário integrar os alunos a uma das várias manifestações culturais do nosso país,sabendo como este ocorre e sua história.

É importante na formação do cidadão brasileiro, que ele conheça e respeite diferentes culturas,como as do homem do interior ou do campo.

OBJETIVOS:

-Integrar os alunos a uma das manifestações culturais do nosso paíssabendo como este ocorre e sua história.

-Conhecer e diferenciar o meio urbano em que vivem,do meio rural( e do interior)busacando entender as outras culturas como diferentes e igualmente ricas.

-Explorar linguagem,culinária,e usos e costumes do homem do campo.

-Conhecer a rotina do homem do campo,bem como a linguagem utilizada e o meio em que vive,seus costumes,valorização da natureza e tipos de criações.

-Trabalhar conteúdos do Plano de Curso dos estágios, de forma lúdica e significativa:quantidade e numerais,cores,linguagem oral e escrita.

-Valorizar o rural,despertando a admiração pelo homem do campo,percebendo inclusive a interdependência campo-cidade.

-Despertar o gosto pelas Festas Juninas e interesse em colaborar e confeccionar enfeites para a ornamentação da sala de aula.

AÇÕES:

-Roda de conversa sobre as Festas Juninas(tomando como ponto de partida o que os alunos já sabem);Temas para a conversa: as vestimentas dos participantes, a ornamentação do ambiente, as danças e os ensaios, as canções próprias e folclóricas.

Serão abordados ainda:

– A origem da Fogueira.

-Lendas

-As brincadeiras próprias das Festas Juninas.

-A vida do Homem do campo:costumes,vestuários,ocupações,alimentação,transporte,crenças.

-O perigo de soltar balões e pular fogueira.

-Exploração do tema no software “Um dia na Roça” – Chico Bento (de Maurício de Souza),Kid Together(encaminhando à matemática),mesa alfabeto,Meu Primeiro Dicionário,Telefone do Elmo;

-Atividades Pós Laboratório.

~SUGESTÕES PARA ATIVIDADES NO LABORATÓRIO E PÓS LABORATÓRIO

-Software:”Um dia na roça”-exploramos a rotina do caipira e sua linguagem.A professora em conversa informal, inicia o projeto indagando quais palavras diferentes eles ouviram,que sejam parecidas com as que utilizam no seu dia a dia.Escrever essas palavras do “Caipirês” e as palavras utilizadas corretamente,explicando o por que dessa diferença.

As palavras corretas podem ser utilizadas posteriormente na Mesa Alfabeto como meio de perceber e desenvolver a leitura de modo significativo e a construção da escrita..

-No mesmo software,dentro da rotina do caipira Chico Bento, ele mostra na fase 1, que antes de tomar café alimenta os bichos que lhes fornece a alimentação.A criança poderá conhecer curiosidades sobre o porco,pato,galinha,cabra,burro,etc.e suas utilidades.

Na fase 2,o personagem e sua familia,mostram o café da  manhã na fazenda.Nesta mesma atividade,ele pergunta “com o leite fazemos o que?” – e numa mesa farta pode a criança clicar com o mouse diversos alimentos onde a familia responderá graciosamente sim ou não,percebendo então a transformação dos alimentos.

Em continuídade,a professora poderá como atividade interdisciplinar,elaborar uma atividade de culinária com os alimentos citados no programa como :

*O dia da pipoca

*O bolo de milho com cenoura (ou chocolate com cenoura)

*Uma festinha  somente com comidas típicas.

Obs>: com a matemática, poderá ser trabalhado diferentes medidas nas receitas e em linguagem oral e escrita, a construção da receita,lista de ingredientes etc.

Na fase 3 e 4  do software, é mostrado que o Caipira vai à escola e lá utilizam o jogo de completar(forca)com profissões e utilidades rurais.

*Como sugestão : Mesa alfabeto(palavras do mundo – forca- a primeira letra- a ultima letra) cadastro das palavras trabalhadas nessa atividade dos software.É possivel encontrar as mesmas atividades no portal “Aprende Brasil” – Maquina de palavra

*Na escola também estudam matemática e como forma de reconhecer os numerais e somar, podemos utilizar o Kid Together -encaminhando à matemática.

Fase 5- Chico almoça e vai levar o almoço  para o pai na roça e avisa que na floresta é preciso tomar cuidado pois existem animais muito perigosos .Os alunos clicam por diversas partes do software e encontram 25 animais diferentes como:Garça,lobo guará,cobra,tamanduá bandeira,sabiá,macaco,piranha,anta,tatu,onça,coruja,jacutinga,coelho,bicho preguiça,esquilo,pato,traira,veado,urubu,gambá,jaboti,sapo,cascudo,lambari,arara,pintado.

*Como sugestão a professora poderá listar os nomes dos animais como forma de construção da escrita ou mesmo de complete com as vogais ou consoantes no pós laboratório.A pesquisa no Meu Primeiro Dicionário poderá o aluno encontrar alguns dos animais citados.

Fase 6- Na lavoura o pai de Chico Bento,mostra ao aluno os diversos tipos de plantações e pede que encontre o plantio indicado por ele.Lá o aluno poderá conhecer,Milho,Feijão,Cebola,Cenoura,Mandioca,Café,Batata,Tomate,Beterraba.

Fase 8- Nesta fase,Chico Bento,visita o imenso pomar do Nho Lau,e os alunos buscam os diversos tipos de árvores frutiferas .No pomar poderá encontrar Bananeira,Mamoeiro,Caramboleira,Coqueiro,jaqueira, etc.

Nesta atividade,é possível sugerir aos alunos um dia da salada de frutas com as frutas indicadas pelo programa,e confeccionada pela classe , ou mesmo uma vitamina com leite/água,mostrando sua importância na saúde de cada um.

Fase9- Afinal,o Baile…nesta fase, a criança conhecerá três tipos de som:triângulo,violão e a sanfona.Poderá tocar no teclado de acordo com os numerais que aparecem no programa ou livremente,ou mesmo poderá ouvir as diversas canções,algumas conhecidas na festa Junina.Isso dará motivação para os ensaios da festa a ser realizada na escola.

Fase 10 – À noite,todos ao redor da Vó Dita,ouvem histórias de “arrepiar os cabelos”,dando o enlace ao folclore do campo, com :Mula sem cabeça,saci e outros.

PÚBLICO ALVO: todos os alunos da escola de 4 a 6 anos de idade.

Responsável pelo Projeto: A Poie Silvia Maria do Nascimento ( com a participação de todas as demais professoras de classe envolvidas)

DURAÇÃO: mês de Junho.

RECURSOS:

– Software”um dia na roça”- Chico Bento – Maurício de Souza.

-Meu  Primeiro Dicionário

-Kid Together – Encaminhando á  Matemática.

-Mesa Alfabética -Listar nomes

-VHS- Chico Bento em “óia a onça!”-Desenho Animado de Mauricio de Souza.

-Livros da Biblioteca Senniha.

-Materiais Diversos para atividades Pós Laboratório:frutas,atividades em sulfite e ou outro material,etc.

– Materiais diversos utilizados na Festa Junina da Escola,incluindo para as brincadeiras :boca de palhaço,pescaria etc.

AVALIAÇÃO: a avaliação será feita ao longo do projeto,observando as realções da classe tendo em vista os objetivos propostos e ao término do 2º Bimestre,com todas as professoras envolvidas.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: