EDUCAÇÃO PONTUADA

PROJETO HORTA NA SALA DE AULA

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 27/02/2012

 

criado por : Profª Silvia Maria do Nascimento

1. Identificação

Cursista: Silvia Maria do Nascimento                                                  Data: 15/03/2011

Escola: Ume “Dr. Porchat de Assis “                                                    Local: Santos, São Paulo

Turma: Infantil V “A”                                                                                 nº de alunos envolvidos: 25

2. Problemática: O Projeto surgiu diante da necessidade de uma maior conscientização dos alunos para uma alimentação saudável evitando o desperdício, valorizando o seu plantio, desenvolvendo a socialização e cooperatividade.

3. Justificativa: Eu criei esse Projeto diante da falta de interesse no momento da alimentação e do costumeiro desperdício. Senti necessidade de reforçar a importância que os alimentos exercem na vida saudável do ser humano, de forma construtiva, para um melhor envolvimento. Integrar aluno-escola e comunidade de forma a entender o processo educacional. Também senti a necessidade de oferecer o conhecimento sobre germinação a fim de despertar o interesse pelo plantio, de forma que as crianças pudessem ter maior intimidade com a natureza.

4. Objetivo:

  • Desenvolver trabalho integrado ao Plano de Curso do professor de classe.
  • Trabalhar a alimentação como importante instrumento para o ensino-aprendizagem;
  • Facilitar a construção do conhecimento e a aquisição ou fixação de diversos conceitos trabalhados em sala de aula, bem como promover a organização do pensamento e a comunicação;
  • Possibilitar aos alunos que identifiquem e nomeiem corretamente os alimentos utilizados para o estudo assim como  suas transformações e formas diferentes de desenvolvimento.
  • Possibilitar que o aluno possa perceber o desenvolvimento da espécie adquirida e a importância da sua alimentação para  a preservação da vida.
  • Promover a sociabilidade entre os alunos de classe percebendo combinados criados pelo grupo reforçando valores como a solidariedade, respeito, amor à natureza e ao meio ambiente.
  • Promover o respeito entre os alunos: saber esperar, dividir informações, assim como o material utilizado;
  • Proporcionar a integração da comunicação globalizada na Informática em suas atividades em sala de aula auxiliando e reforçando os objetivos do Projeto.
  • Desenvolver o gosto pela pesquisa e perceber sua utilidade para maior conhecimento sobre o tema: horta e alimentos saudáveis.
  • Usar o lúdico como mais um meio para adquirir o conhecimento participando de jogos simbólicos, jogos e brincadeiras infantis, cantos folclóricos etc.
  • Perceber a necessidade de atualização constante sobre o os meios de alimentação em que vive.
  • Perceber a importância dos alimentos  na Educação, na sala de aula e para a sua vida.
  • Promover a auto-estima e valorização de si e do outro, assim como o “diferente” respeitando e promovendo a tranqüilidade como resultada da observação constante.
  • Despertar o interesse pelo aprendizado da escrita e de conceitos matemáticos relacionando ao projeto, seu tema, assim como as suas transformações.
  • Perceber a necessidade de conhecer novos alimentos.
  • Perceber conceitos matemáticos como: quantidade, tamanho, peso, figuras geométricas encontradas, ordem, cores, etc.
  • Perceber nas datas comemorativas a importância dos alimentos relacionando e selecionando o que é vivido e experimentado.
  • Construir a escrita, através de listagem ou mesmo relato sobre observações.
  • Realizar registros através de desenhos, pinturas, massas de modelagens, ou mesmo outro tipo escolhido pelo grupo.
  • Perceber a importância da Internet para a comunicação e aquisição de conhecimentos no projeto como forma auxiliadora.
  • Observar as possibilidades da Internet como divulgação de situações vividas (registro), por meio das publicações da Escola no site UME PORCHAT DE ASSIS (Portfólio) .
  • Proporcionar momentos de degustação dos alimentos plantados para uma maior valorização e adequação ao projeto vivenciado.

 5. Conteúdos:

  • Conceitos matemáticos relacionando: quantidade e numerais até 10, tamanhos diversos relacionando pequeno, médio e grande, diferenças e igualdades, lateralidade: embaixo, em cima, lados;
  • Construção da Escrita: letras de palavras construídas reforçando a nomenclatura das vogais, consoantes, sua quantidade, parte e todo percebendo a escrita como forma de representação de suas observações diárias seja através de listagem ou mesmo de construção de texto, na lousa, papel pardo ou mesmo no papel sulfite (coletivamente ou individual).
  • Representar suas observações vividas através de desenho, pintura, colagens, dobraduras, música, jogos simbólicos.
  • Saber comportar-se em diversos locais e perceber o meio em que vive através do Estudo do Meio com visitação ao Horto Municipal de Santos.
  • Conhecer diversas espécies através dos meios vivenciados ou meios de comunicação a disposição.
  • Conhecer a história de locais da cidade que vive- Horto Municipal de Santos;
  • Vivenciar experiências de plantio.

 6. Disciplinas envolvidas: linguagem oral e escrita, conceitos de matemática, socialização, ciências e estudo no e/ou do meio.

7. Cronograma: 1 ano letivo

  • 8. Recursos:
  • Materiais como: giz de lousa, giz de cera, lápis preto, lápis de cor, borracha, tintas guache, tintas plástica, sulfite, copinhos de café, feijões, algodão, água, sementes diversas, alimentos populares como: alpiste, chuchu, cenoura, tomate, brócolis, alface, pepino, abobrinha, abóbora, meias de nylon, folhas de e.v.a, terra vegetal, substrato,
  • Software: Meu primeiro Dicionário
  • Sites educacionais
  • Artigos sobre plantio

 9. Registro do processo:

Os registros serão feitos de acordo com as atividades realizadas, através de textos conceituais, exposições, desenhos, fotos, representações, vídeos etc. Esse Projeto iniciou-se no mês de março com algumas atividades preparatórias. As fotos poderão ser vistas através do site PICASA ou mesmo pelo site do UME PORCHAT DE ASSIS (onde é possível visualizar ou fazer comentários sobre o projeto).

  • 1ª Etapa: Conversas Informais sobre a importância dos alimentos e o desperdício. (uma aula)
  • 2ª Etapa: Pesquisa em revistas e jornais sobre o tema. (uma aula) percebendo formas, cores, e letras como um todo no processo de letramento.
  • 3ª Etapa: Desenhos, pintura, colagens como forma de representação do assunto levantado. (três aulas.)
  • 4ª Etapa: Manuseio com a lixa e giz como forma de perceber textura e formas. (um dia).
  • 5ª Etapa: Jogo simbólico como forma de percepção da utilização do alimento na rotina diária, percebendo a sua forma correta e o desperdício.
  • 6ª Etapa: Histórias ou momentos de leitura como forma de informação. (5dias)
  1. João e o Pé de Feijão”
  2. “Um, dois, feijão com arroz”
  3. “Verduras? não…”
  4. João e Maria”
  5. “O coelhinho que não era de Páscoa”
  • 7ª Etapa: Coordenação motora para perceber visualmente a forma dos alimentos ou parte dela, oferecendo massa de modelar (dois dias).
  • 8ª Etapa: Cozinha experimental para realizar a transformação dos alimentos a fim de tornar próximo, percebendo o valor nutritivo e diferenciando os gostos diversos. (um dia).
  • 9ª Etapa: Experimentação com diversos tipos de verduras para garantir o conhecimento e o direito à livre escolha na alimentação. (um dia)
  • 10ª Etapa: Através do olfato diversos tipos de aromas relacionados a folhagens oferecidas no projeto.
  • 11ª Etapa: Contagem com feijões, arroz etc. a fim de comparar, quantificar, relacionar aos numerais e identificar sua importância no resultado do projeto. (cinco dias)
  • 12ª Etapa: Brincadeiras como: corrida da colher (com ovo), jogo da maçã (a criança deverá pegar a maçã com a boca na balde sem as mãos de olhos vendados), caça ao tesouro (buscar os ovos escondidos) (três dias).
  •  13ª Etapa: Processo do plantio, com a experiência do plantio de feijões no algodão dentro do copinho de café (um dia, com observação de uma semana em casa, retornando para a avaliação e a construção da escrita como forma de representação do resultado.
  • 14ª Etapa: Construção da Escrita com listagem e ou texto na lousa ou no papel pardo da experiência realizada em letras de forma com caixa alta com todas as observações vivências pelos alunos.
  • 15ª Etapa: Segundo plantio despertando o interesse por meio do brinquedo: O Boneco de Alpiste ou conhecido como batatão. (duas aulas). Realizado com meia de  nylon, terra, e alpiste.
  • 16ª Etapa: Construção da Escrita com listagem e ou texto na lousa ou no papel pardo da experiência realizada em letras de forma com caixa alta com a participação dos alunos.
  • 17ª Etapa: Terceiro Plantio, despertando o interesse para a reciclagem e preservação do meio ambiente, os alunos constroem vasos com garrafas pet, ornando com pintura e após secagem o plantio com sementes a escolha: salsa, camomila, cebolinha, girassol, etc. Os alunos poderão optar por trazer  as sementes escolhidas de casa.( duas aulas)
  • 19ª Etapa: No laboratório de Informática utilização do software: Meu Primeiro Dicionário com pesquisa direcionada pelo professor da seguinte forma:

Letra h > hortaliças>batata>couve-flor>cebola>repolho>alface>pepino>ervilha>cenoura.

Planta>cacto>dente de leão>hera>algodão>palmeira>árvore>grama>raízes> árvores (partes)> folhas.

Pomar>árvores>árvoresfrutíferas>abacaxi>pêra>melancia>coco>banana>maçã<árvores>frutas suculentas>laranja>limão>morango>pêssego>ameixa>uva>torange.( três dias ou mais se necessitar).

  • 20ª Etapa: Site educacional no laboratório como forma de reforço sobre a importância de uma alimentação saudável:

– Faça fácil – horta caseira.

– Cultivando – plantando horta em vasos.

-Sementes e flores

-Jogo: plantação de tomates

  • 21ª Etapa: Mutirão com os alunos a fim de remover a terra, pedras e folhas do local para a preparação da horta. Participação de pais, professores e pessoas interessadas no projeto. (1 aula ou mais se necessário)
  • 22ª Etapa: Preparação da Horta com o auxílio de técnicos e ou especializados. Nesse momento o professor mostra a importância da profissão exercida pelo funcionário presente.
  • 23ª Etapa: Plantio com sementes com orientação de professor e ou especialistas. Acompanhando o processo diariamente e observando suas transformações.
  • 24ª Etapa: Construção da Escrita com listagem e ou texto na lousa ou no papel pardo da experiência realizada em letras de forma com caixa alta com todas as observações vivências pelos alunos.

10. Avaliação e Resultados esperados:

Será contínua no decorrer do processo, observando o desempenho dos alunos nas propostas e conteúdos trabalhados, planejando intervenções e novas ações de acordo com o observado, fazendo as devidas correções se necessário para que seja alcançado os objetivos do processo por meio de conversas informais ou mesmo particularizadas.

Bimestralmente, registro em folhas ou através de atividades fornecidas com o mesmo tema.

O resultado esperado é da percepção do outro de forma compreensiva e cooperativa, de um ambiente harmônico em sala de aula, além de ter uma visão maior de cuidado e preservação do meio ambiente. Que, além disso, o resultado seja de um aprendizado facilitador quanto tanto para conceitos matemáticos como no processo de letramento e que a ciência seja uma forma natural que desperte a curiosidade.

11. Divulgação / Socialização:

  • Através de Exposições, portfólio, palestra, conversas em reuniões semanais, apresentações de Power Point, folders.
  • Através do site do UME PORCHAT DE ASSIS, criado e alimentado pela Profª. Silvia Maria do Nascimento, permitindo a interação da comunidade através de fórum e dos comentários enviados através do email.

 

12. Referências Bibliográficas/Referências Eletrônicas :

 DELAZERI, Jaci José, DELAZERI, Ada – editor e assistente: Livro da Saúde

FERNANDES, Paulo Dias, texto: Coleção da Vida– O livro  da Saúde- Editora Edelbra

LIEWELLYN, Claire Llewellyn e GORDON, Mike: Verdura? Não – Aprendendo sobre nutrição -Ed. Scipione – 1ª Edição -2003-

ROCHA, Ruth – O Coelhinho que não era de Páscoa –Ed.Ática – 8ª edição- 2003

ZIRALDO, Alves Pinto – 1, 2, feijão com arroz- Coleção Bebê Maluquinho- melhoramentos – Ed. 10987 – ano: 2000

“Meu Primeiro Dicionário” – Multimídia Globo Editora Globo S.A.CD

Faça fácil – horta caseira, disponível em <http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_caseira.html> acesso em 01/março/2011.

Cultivando – plantando horta em vasos, disponível em<http://www.cultivando.com.br/f_horta_vasos_3.htm> acesso em 01/abril/2011.

Sementes e flores, disponível em <http://www.tabutinssementes.com.br/sementes.php?cat=3> acesso em 01/maio/2011

Jogo: plantação de tomate, disponível em <http://jogos360.uol.com.br/plantacao_de_tomates.html> acesso em 13/maio/2011.

Webfólio. Disponível em http://umeporchatdeassis.wordpress.com  acesso em 17 abril 2011.

FOTOS :

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: