EDUCAÇÃO PONTUADA

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL – EDUCAÇÃO INFORMATIVA

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 27/02/2012

Por Silvia Maria do Nascimento

Justificativa:

: Este projeto pretende integrar o aluno à Informática, apresentando o ambiente da computação, interagindo com o ambiente alfabetizador e interdisciplinar, com os objetivos planejados anualmente pelo professor de sala diária da Educação Infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental, em um trabalho conjunto e dinâmico.

Objetivos:

: Desenvolver trabalho integrado com o Plano de Curso do professor de classe;

: Trabalhar a Informática como importante instrumento para o ensino-aprendizagem;

: Facilitar a construção do conhecimento e a aquisição ou fixação de diversos conceitos trabalhados em sala de aula, bem como promover a organização do pensamento e a comunicação;

: Possibilitar aos alunos que identifiquem e nomeiem corretamente os equipamentos e materiais do Laboratório de Informática;

: Possibilitar e informar sobre a utilização correta do mouse, teclado, Mesa Alfabeto, Telefone do Elmo, lâminas do Kid Together e todos os materiais do Laboratório, bem como os cuidados necessários;

: Promover a socialização entre os próprios alunos dentro do Laboratório de Informática, assim como seguir os combinados;

: Promover o respeito entre os alunos: saber esperar, dividir informações, assim como o material utilizado;

: Proporcionar a integração da comunicação globalizada na Informática e suas atividades em sala de aula;

: Desenvolver o gosto pela pesquisa e perceber sua utilidade;

: Usar o lúdico como mais um meio para adquirir o conhecimento (participar em jogos e atividades em sites e softwares educativos);

: Perceber a necessidade de atualização constante sobre o meio em que se vive;

: Perceber a importância da Informática na Educação e para a sala de aula;

: Promover a auto-estima e valorização de si e do outro;

: Despertar o interesse pelo aprendizado da escrita e de conceitos matemáticos;

: Perceber a importância da Internet para a comunicação e aquisição de conhecimentos;

: Observar as possibilidades da Internet como divulgação de situações vividas (registro), por meio das publicações da Escola no Portal Aprende Brasil e da UME PORCHAT DE ASSIS( Portfólio) end:http://www.umeporchatdeassis.com

Ações:

: Visita ao Laboratório de Informática e orientações para a sua utilização;

: Estabelecer combinados;

: Explicar a coordenação e manuseio do mouse;

: Planejamento conjunto com as professoras de classe, para que sejam oferecidos programas de acordo com os conteúdos trabalhados na sala de aula;

: Trabalhar o básico da Informática para sua melhor utilização;

: Explicar a uso do teclado e utilizá-lo para atividades significativas de escrita (no Word ou outro semelhante);

: Trabalhar a elaboração da escrita em softwares educativos (Kid Together, Mesa Alfabeto e outros);

: Desenvolver pesquisas de conteúdos trabalhados pelo professor de classe;

: Proporcionar aos alunos, a participação em jogos e brincadeiras em softwares ou sites, nos quais, de forma lúdica, trabalharão conteúdos do Plano de Curso. Tais como: Jogo de Memória, Jogo dos 7 erros, Quebra-Cabeça, Ligar os Pontos, Cruzadinha, Forca, Pinturas, Desenhos, Bingo, Jogo da Bagunça, Jogos de Palavras, Histórias Infantis, Correio Eletrônico com cartões, Bilhetes e Cartinhas e outros;

Público-Alvo:

: Todos os alunos da Escola do 1º e 2º Períodos (Classes da Educação Infantil e Ensino Fundamental se necessário for).

Responsável pelo Projeto:

: Professora Silvia Maria do Nascimento (Professora Efetiva de Educação Infantil com sede nesta U.M.E. e P.O.I.E. desde 2004).

Duração:

: Ano Letivo .

Recursos Utilizados:

: Dependências do Laboratório de Informática, computadores, impressora, scanner, softwares educativos fornecidos pelo Grupo Positivo ou adquiridos (adequados à faixa etária)pela Seduc, Internet (sites de educação e de informações gerais, sulfite e outros materiais necessários, de acordo com as aulas.

Avaliação:

: Contínua nas aulas, observando o uso da Informática e equipamentos, bem como o desempenho dos alunos nas propostas e conteúdos trabalhados, planejando intervenções e novas ações de acordo com o observado;

: Bimestralmente, registronas fichas de avaliação individual dos alunos do Infantil VI a qualquer momento, em relação às aulas de Informática Educativa ou equipamentos e materiais do Laboratório de Informática (sempre que solicitado pela SEDUC ou Equipe Técnica).

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: