EDUCAÇÃO PONTUADA

TRABALHANDO COM MÚSICA

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

OBJETIVO:

  • Perceber através de diversas canções sejam infantis, folclóricas ou hinos noções do conteúdo oferecido.
  • Perceber a música como uma forma de linguagem expressando e integrando a formação da criança.
  • Tornar o ambiente mais alegre criando um clima favorável para o aprendizado.
  • Desenvolver a percepção auditiva e visual.
  • Trabalhar ritmo e movimento
  • Desenvolver expressão facial e corporal.
  • Desenvolver integração grupal.
  • Relacionar ao planejamento anual.

FAIXA ETÁRIA: de 3 a 6 anos.

CONTEÚDO: Músicas infantis e folclóricas.

AÇÕES:

  • Canto e Dança
  • Construção da escrita ,textos,listagem, completes,relacionados aos temas músicais.
  • Conversas informais sobre as músicas oferecidas, interpretação do texto.
  • Proporcionar por meio de histórias,dramatizações, jogos e brincadeiras que motivem a participação de todos os alunos.
  • Elaborar coordenações motoras que levem os personagens ao conteúdo desejado.
  • elaborar uma feira com compra e venda para maior vivêncialização.
  • Promover gestos e mímica que expresse as músicas: D.aranha e outras.
  • Perfurações e alinhavos que acompanhe ou crie a teia da aranha.
  • Caminhos feito no chão ou na lousa para que a criança percorra caminhando ou apenas passando os dedos.
  • Cozinha Experimental: Bombom – (borboletinha) escrever a receita, assim como confeccionar os bombons.
  • Amarelinha ( numerais de 1 a 10) criar no papel ou mesmo no chão para que possa ser percebido as sequências numéricas.
  • Com uma caixa de papelão, realizar uma pescaria com os alunos.Cada peixe deverá ter um número e sua quantidade ( em papelão) com uma pequena vara, o aluno poderá pescar diante do peixe identificar e contar até completar a sua quantidade pedida.
  • Utilizar informática para o reforço: softwares como Winnie the pooh maternal ( casa do coelho ou mesmo a casa da Can) Mickey Mouse jardim ( as letras do pateta – sequência do alfabeto) Mickey Mouse maternal ( lanchonete da Margarida ou mesmo atirando água com os sobrinhos do Donald)além disso é possível utilizar mesas alfabetos (grupo positivo de Educação)ou mesmo Kid Together (descobrindo palavras)

MÚSICAS A SEREM TRABALHADAS:

1.O MACACO FOI A FEIRA

– O macaco foi a feira /não sabia o que comprar/comprou uma cadeira velha/pra macaca se sentar./ a Macaca se sentou/a cadeira se quebrou/coitada da macaca foi parar no corredor./

2.A DONA ARANHA

A Dona Aranha subiu pela parede/veio a chuva forte e a derrubou/já passou a chuva/ o sol já vem surgindo/ e a dona aranha continua a subir./Ela é teimosa e desobediente/sobe,sobe,sobe e nunca está contente.

3.NÃO ATIRE O PAU NO GATO

Não atire o pau no gato/por que isso não se faz/ o gatinho é nosso amigo/não devemos maltratar os animais.Miau!

4.MARCHA SOLDADO

Marcha soldado/cabeça de papel/se não marchar direito/vai preso no quartel./ O quartel pegou fogo/a Polícia deu sinal/acode, acode, acode a Bandeira Nacional.

5.10 INDIOZINHOS.

1 , 2, 3 Índiozinhos/4. 5, 6 indiozinhos,/ 7,8, 9 índiozinhos, 10 no pequeno bote./Ia navegando pelo rio abaixo/quando o jacaré se aproximou/ e o pequeno bote do índiozinho quase, quase virou…mais não virou!

6.PEIXE VIVO

Como pode um peixe vivo viver fora da água fria?/como pode um peixe vivo viver fora da água fria?/Como poderei viver?/como poderei viver?Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia/

7.GATINHA PARDA

A minha gatinha parda/que em janeiro me fugiu/quem roubou minha gatinha? /você sabe?/você sabe?/você viu?/.Eu não vi a tal gatinha/mas ouvi o seu miau/quem roubou sua gatinha/foi a bruxa,foi a bruxa Pica-pau.

8.SERRA, SERRA, SERRADOR

Serra, serra, serrador,/serra a madeira de nosso Senhor/quantas tabuas já serrou?uma, duas, três…( contar aos poucos e usar a quantidade dos numerais ditos até o 10)

9.PELA ESTRADA A FORA ( Tema de Chapéuzinho Vermelho)

Pela estrada afora,/ eu vou bem sozinha/levarei esses doces para a vovozinha/ela mora longe,/ o caminho é deserto/ e o lobo mau passou aqui por perto/mas a tardinha/ao sol poente/junta à vovózinha dormirei contente.

10.PAPAGAIO LOURO

Papagaio louro/de bico dourado/mande essa cartinha para o meu namorado/Se estiver dormindo/bata na porta,/ se estiver acordado, deixe recado.

11.QUEM QUER MEU PAPAGAIO

Quem quer meu papagaio? quem quer meu papagaio?/ ele anda atras de um comprador/currupaco paco paco/meu papagaio, minha gente é um amor./Um bico dourado ele tem,/estrela na testa tem também/pro meu papagaio fazer fé/ basta só dizer: dá lá o pé.

12 A GALINHA DO VIZINHO

A galinha do vizinho/ bota ovo amarelinhoqbota um,bota dois,bota três,bota quatro,bota cinco,bota seis,bota sete,bota oito,bota nove,bota dez.

13. MEU PINTINHO AMARELINHO

Meu pintinho amarelinho/cabe aqui na minha mão,na minha mão/quando quer comer bichinhos, com seus pézinhos, ele cisca o chão!/ele bate as asas, ele faz piu piu/mas tem muito medo é do gavião!(bis)

14. SE EU FOSSE UM PEIXINHO

Se eu fosse um peixinho/ e soubesse nadar/ tirava______________do fundo do mar.Siri pra cá , sirí pra lá, se eu não sou peixinho,ensino a pescar.

15. O sapo não lava o pé

O Sapo não lava o pé/ não lava por que não quer/ ele mora lá na lagoa/ não lava o pé por que não quer/ mas que chulé!!!/. O sapo fica contente quando a chuva cai lá do céu/ o sapo não é gente/ não usa roupa e nem chapéu/

16.BORBOLETINHA

Borboletinha/tá na cozinha/fazendo chocolate para a madrinha/ poti poti, cara de pau/ olho de vidro e nariz de pica pau!

Obs: outras músicas poderão ser utilizadas de conhecimento geral ou mesmo da sala de aula.

AVALIAÇÃO: através de observação diária ou atividades realizadas em sala de aula.

A Importância da Musicalização na Educação Infantil

Deixe seu comentário

