EDUCAÇÃO PONTUADA

SUGESTÕES PARA TRABALHAR O “DIA DO TRABALHO”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012
  • BREVE EXPLICAÇÃO:

No dia 1º de Maio comemoramos o Dia do Trabalho, para homenagear todas as pessoas que trabalham. O dia do trabalho é comemorado a 1º de maio desde  1890 porque nesse dia, em 1866, aconteceu uma grande manisfestação a favor dos trabalhadores das indústrias de sapatos, que eram muito mal-tratados: salários baixos ( ganhavam pouco pelo trabalho), trabalhavam muitas horas (ficavam cansadissimos) além de trabalharem em lugares que prejudica vam  sua saúde ( ficavam logo doentes). Revoltados com isso, eles se reuniram e exigiram que isso melhorasse.

No Brasil, como em todos, há, há  hoje leis que tratam dos direitos e deveres do  Trabalhadores. Muita coisa ainda precisa melhorar, muito também já melhorou.Todo trabalho pe digno e necessário:do feirante, do caixa do banco, do bombeiro, do vendedor da loja, do motorista de ônibus. do lixeiro, do ator, do professor, do estivador no porto, da mamãe em casa, etc.

  •  História : ” A CIGARRA E A FORMIGA ” ( DISCO).

Ouvir a fábula de La Fontaine, discutir e lembrar da importância do trabalho  para a sobrevivência e não esquecer da necessidade do lazer.

  • Dramatização: ( ou Mímica):

De profissões ou trabalhos executados pela mamãe, pelo papai, pelas pessoas da escola, do bairro, d a televisão, etc. Ou dramatização de histórias como ” A cigarra e a formiga“, “Os três Porquinhos “, ” O afanhoto e as Formigas, e outras.

  • Pesquisa:

Em revistas e jornais, procurar as figuras de pesoas trabalhando. recortar e colar em cartaz ou sulfite.

  • Desenhos de Profissões:

Após observação ou pesquisa, desenhar, identificar, compor um painel de profissões.

  • Observação ( Estudo do Meio):

O que foi feito pelo trabalho do homem.Visita à área externa da escola e observação e discussão: o que é da natureza  e o que foi transformado pelo trabalho do homem. Ex.: as árvores são da natureza, mas a janela não existia até o homem pegar tudo na natureza ( que precisava para fazê-la) e transformar tudo em janela. Para isso, primeiro pensou, isto         é, inventou a janela em pensamento.

Destacar que o estudo também é uma forma de trabalho – e eles são estudantes.

Observar:

  1. a roupa- quem fez?
  2. o lápis – quem fez?
  3. a comida- quem fez?

Lembrar que estudando, o homem  pensa sempre em como melhorar a sua vida e a dos outros. Assim criou o  carro, a cadeira, etc.

  • Identificação de profissões em gravuras:

Observar cartazes com diferentes profissões (disponíveis na escola), identificar as profissões e sua importância.

  • Transformar um material:

Por exemplo: Confeccionar o trabalho para o Dia das Mães, ou planejar e executar uma atividade culinária; transformar uma sucata em brinquedo; trabalhar na horta; etc.( Qualquer trabalho transforma, cria…).

  • Pesquisa em livros de histórias e/ou gibis:

Exemplo: Na ” Branca de Neve e os 7 Anões”, os anões trabalham na mina. Na história do “Tio Patinhas”, ele trabalha no banco.Nos ” Três Porquinhos”, o terceiro trabalha como pedreiro, etc.

Apostila organizada por KÁTIA DERITO RAMOSN ( Coordenadora Pedagógica)

OBS.: No CD calendário Escolar Musicado, temos a música ” Canção do Trabalho”

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: