EDUCAÇÃO PONTUADA

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Para trabalhar a alfabetização, devemos considerá-la, antes de mais nada, como um processo. Há que se considerar também, que em um mundo letrado como o nosso, a criança tem maior facilidade para o aprendizado, desde que esteja motivada, o que inclui saber para que servem as letras.E por serem as letras uma convenção, é necessário que sejam ensinadas às crianças.

  • Trabalho com o ALFABETO:

Apresentação do A lfabeto ( como uma família: as vogais são as pessoas mais fortes:as consoantes são mais fracas e para escrevermos uma palavram as consoantes precisam das vogais,pois não “andam” sozinhas). O alfabeto deve ser trabalhado desde o 1º Estágio. Pode-se  apresentar o alfabeto, com : Música”abecedário da Xuxa”;Livro”Alfabeto dos Pingos”- Ed. Ática e outros.

Alfabeto Concreto: Colecionar pequenos objetos ( crianças adoram quinquilharias). O que as crianças trouxerem, deverá ser colocado em saco plástico transparente, com a letra inicial.Ex.: No varal da classe, um saco para cada letra ou garrafa cortada.

ABCD

Ex:1 Uma criança traz um avião de plástico; discute-se com a classe o nome do objeto- AVIÃO. Discute-se como se escreve  e coloca-se no saco da letra inicial A.

Ex:2 Uma criança traz uma caixa de remédio: discutepse com a classe o nome do objeto. É necessário combinar com o grupo, pois para uns pode ser remédio, para outros xarope e para outros, caixa. Após combinado, discute-se como escrever e coloca-se no saco   ou garrafa da inicial da palavra.

Com o Alfabeto Concreto, muitas possibilidades, como : ditado mudo ( cada 4 crianças recebem 4 objetos,devendo escrever os nomes deste objetos); pode-se fazer bingo com os nomes, listas de palavras iniciadas pela mesma letra, etc.Pode-se ainda :classificar, contar, falar algo sobre o objeto, brincar, etc. É um material riquíssimo para linguagem oral, escrita, matemática.

  • Atividades a partir do nome da criança ( sugestões já entregues). É fundamental  trabalhar a lista de nomes da classe ( desde a chamada com os crachás). Desde o 1º  Estágio.
  • Atividades a partir de um livro de história, música ou vivência:

Recontar.

Escolha da palavra principal ( o professor escreve a palavra na lousa e explora-se a letra inicial, final, número de letras…)

Outras palavras ou nomes da classe que inicial com a mesma letra Ex.: História RAPUNZEL

RICARDO ( NOME DE COLEGA DA CLASSE – CRACHÁ)

RATO

REI

RABO

RUA

(É importante que as crianças forneçam as palavras).

Lista de Palavras. Umas 4 palavras fornecidas a partir da letra inicial da palavra principal da história ou de elementos da história, poderão ser desenhados. Estas palavras poderão fazer parte de um alfabeto ilustrado, que será construído a medida que as situações de aprendizagens aconteçam. Ex.: Fichas de cartolina, em uma caixa de sapato.

NOME DO DESENHO

Para a ficha que ficará no alfabeto ilustrado, somente a criança que já terminou, o fará.Completar a palavra que está sendo explorada ( a vista da modelo):

RAPUNZEL

_APUNZEL

R_PUNZEL

RA_UNZEL

RAP_NZEL

RAPU_ZEL

RAPUN_EL

RAPUNZ_L

RAPUNZE_

Ou completar com as vogais : R_P_NZ_L

Ou completar com as consoantes: _ A_U_ _ E _

Bingo com as palavras da lista de nome: À medidan que o alfabeto ilustrado da classe vai crescendo, todas podem ser utilizadas para BINGO/FORCA/CAÇA PALAVRAS.

  • Texto Coletivo : a  partir de um acontecimento, brincadeira, data ou história. Pode ser também o texto para um cartão. O professor escreve na lousa ou no papel L.P. o que os alunos vão ditando.Pode-se também fazer outro final para a história, se for o caso).

Sugestão:passar no mimeógrafo o texto coletivo.As crianças desenharão na mesma folha textos coletivos e a criança escreve – Assina seu nome e presenteia o livro com os textos que colaborou para elaborar, para sua mãe e/ ou pai).Importante: o texto coletivo deve  ser feito desde o 1º Estágio.

Outras atividades que proporcionem a construção da escrita pela criança, deverão ser desenvolvidas e poderão ser socializadas  com as colegas.

Apostila organizada por KÁTIA DERITO RAMOS ( Coordenadora Pedagógica)- 2004

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: