EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR O TEMA “NATAL”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Natal refere-se a nascimento.No caso, nascimento de Jesus.Não devemos perder a oportunidade de trabalhar esse tema com as crianças e através dele manter vivo o espírito cristão( no sentido da fraternidade, do amor, do respeito ao outro, da humildade). Nesta apostila encontram-se alguns aspectos da história e lendas, bem como sugestões de músicas, atividades e indicação de livros para as crianças. Alguns textos são d’A  Tribuninha de 23  de  dezembro de 1995.

IMPORTANTE SABER QUE

  • O natal é uma festa cristã.Isto quer dizer que ela é realizada or quem acredita em Cristo, para comemorar seu nascimento. Como o nosso calendário começa a contar os anos a partir do nascimento dele, então faz 2001 anos que nasceu um menino, que tinha sido anunciado para sua mãe por um anjo chamado Gabriel e que deveria receber o nome de Jesus.Isso aconteceu na Cidade de Belémm que fica na Jordãnia.Ele nasceu num estábulo, porque o pai e a mãe dele estavam viajando de uma cidade para outra. As viagens eram feitas a pé e por isso demoravam muito.Jesus, quando ficou adulto,andou em muitos lugares falando sobre Deus e a vida dos homens.O que ele falou foi aproveitado pelas religiões cristãs (as que acreditam em Jesus Cristo). Essa história está contada num livro chamado Bíblia.

O PRESÉPIO

  • O Presépio   é a representação do lugar onde Jesus nasceu. Os pais dele,  José e e Maria, estavam viajando e ele nasceu no meio do caminho. Como não tinha onde ficar, José arrumou um lugar para Maria e seu bebê num estábulo, junto com os bois. Enquanto isso, em Jerusalém, o Rei Herodes, queria saber quem era o menino que o povo dizia que seria o rei dos reis. Ele não gostava da idéia de ter outro rei. Segundo a história que passa de geração, um anjo avisou José para que não seguisse viagem coma  família, para escapar do Rei Herodes. Assim, Maria, José e Jesus ficaram no   estábulo, junto com os animais, esperando o momento de poder andar livremente. Para lembrar essa história, que está escrita na Bíblia, os povos cristãos montam o presépio, um outro símbolo da época do Natal.

A ESTRELA GUIOU OS REIS MAGOS…

  • A estrela brilhante com uma longa cauda que se coloca no presépio acima do estábulo onde ficam Maria, José e Jesus eram um sinal de que Cristo havia nascido. Ela foi um guia para os Reis Magos, que vieram do Oriente para visitar Jesus. Os reis chegaram a Jerusalém dizendo que tinham escutado sobre o nascimento do menino Jesus e queriam visitá-lo. Então alguém falou, secretamente que uma estrela estava seguindo-os desde o Orientee que iria indicar o caminho. Quando os Reis Magos voltaram para a estrada, logo apareceu a estrela brilhante com cauda e eles a seguiram. Ela parou na direção acima do Estábulo e os Reis Magos conseguiram achar o Menino Jesus.Ninguém ficou sabendo desse código secreto que foi revelado só para os Reis Magos. Naquela época, os romanos governavam toda a região chamada Judéia, onde ficavam Jerusalém e Belém entre outras cidades. O rei era Herodes, que não havia gostado nem um pouco da idéia de que o povo estava esperando um novo rei, que seria o Rei dos Judeus como ficou conhecido Jesus.

ENTENDENDO A ESTRELA DE BELÉM…

  • A estrela de Belém, como ficou conhecido o astro que guiou os Reis Magos poderia ser uma Supernova ou a Conjunção tríplice de planetas.Quem diz isso é a professora Rosângela Perdiz Simões, do Projeto CEU. Segundo a professora Rosângela, Supernova é um tipo de estrela que de repente adquire brilho intenso e se torna visível até durante o dia. A Supernova é uma estrela explosiva e o brilho indica que ela está morrendo. Uma parte da matéria dela é lançada no espaço e, muito tempo depois, junto com outros materiais forma novos sistemas solares. Conjunção tríplice é a aproximação visual de dois planetas, num espaço de tempo pequeno, parecendo que eles se encostam. A professora Rosângela explica que Kepler, um cientista antigo, descobriu que seis anos antes do nascimento de  Cristo houve a conjunção tríplice de Saturno e Júpiter seguida da explosão de uma Supernova. Portanto, essa seria a estrela de Belém que, apesar de ser representada com cauda, não era um cometa.

LENDAS …

  • Árvore de Natal: Dizem que ela apareceu nos países frios, porque no Hemisfério Norte é inverno durante o Natal e os dias são escuros.Então os moradores enfeitam as árvores da frente  de casa com lâmpadas.Uma outra lenda conta que, perto de onde Cristo nasceu, havia uma oliveira que ofereceu azeitona ao menino recém-nascido, uma tamareira que deu tãmaras e um pinheirinho que não tinha nada para dar. Então as estrelas ficaram  com pena e desceram do céu, pensando nos galhos  do pinheirinho para serem oferecidas como presente ao menino Jesus.
  • Papai Noel : Papai Noel é a figura mais conhecida do Natal. Ele existe há mais de 1.500 anos e muita gente já inventou histórias sobre ele. Uma delas é que o Papai Noel é um santo chamado São Nicolau, muito bom e que dava presentes aos pobres. Até cerca de 70 anos atrás, as pessoas imaginavam Papai Noel  como um homem alto e magro com roupas coloridas. Mas, em 1931, o desenhista sueco Haddon Sundblom criou uma propaganda para a Coca Cola  e o Papai Noel foi vestido de vermelho e branco, com cinto e botas pretas e um ar de vovozinho bondoso. As pessoas gostaram e ele ficou assim, como conta Mark Pendergrast, no seu livro A História Não- Autorizada Do Maior dos Refrigerantes e Da Companhia  Que o Produz. Papai Noel é figura universal, quer dizer, é conhecido  no mundo inteiro. Ele veste roupas de frio por que todos dizem que mora no Pólo Norte.

INDICAÇÕES DE LIVROS PARA AS CRIANÇAS

  • O Presentão (Kuarup)
  • A História do Menino Jesus (Ao Livro Técnico)
  • Véspera de Natal ( Cruzeiro)
  • Sou uma Criança como você (Ed. Paulinas)
  • O Nascimento de Jesus( Coleção Paraíso da Criança III- Edelbra)

Observação: Estes e muitos outros livros abordam o Natal( Através de suas lendas ou da história do Nascimento de Jesus), mas sem dúvida, nenhum livro substitui a “ Bíblia“. Hoje, existem várias edições para crianças.

TEATRO DE FANTOCHES

  • Material: Casinha de fantoches, fantoches ( Papai Noel, vovó, menina, nenê, papai, mamãe, burro, coelho,vovô, Mestre André), instrumentos ( chocalhos, tambor, pandeiros,  guizos e triângulos).

 História:

Narrador:  Todos sabemos que o Natal é uma das datas mais esperadas pelas crianças do mundo inteiro.Neste dia todos se abraçam ( 2 fantoches surgem se abraçando, depois mais um). Mesmo  quem viveu o ano todo brigando, no Natal faz as pazes, E Papai Noel é que passa sérios  apuros nessa época.Em um lugar muito distante daqui o velhinho fica pensando no que dará para as crianças. (Papai Noel surge e diz):

Papai Noel: Puxa Vida, o que darei para as crianças do mundo todo?( e anda de um lado para o outro)

Narrador: Mas ele foi perguntar para os seus amigos do que as crianças gostariam de ganhar.Perguntou ao Burro:

Papai Noel: Burrinho amigo,  o que você acha que as crianças gostariam de ganhar?

Burrinho :  Acho que elas querem ser mais inteligentes do que eu…

Papai Noel: Não, amigo, coisas que eu possa dar!

Burrinho: Ih Noel, eu sou Burro, não sei !

Papai Noel: Oras, vejam só…Será que o coelho sabe? Coelho amigo, o que  você acha que as crianças gostariam de   ganhar no natal ?

Coelho: Acho que as meninas gostariam de ganhar bonecas e os meninos carrinhos.

Papai Noel: Ah Coelho, mas isso eu dou todos os anos! Eu queria algo que fizesse com que todas as crianças se entendessem.

Coelho: Por que, elas estão brigando ?

Papai Noel: Não, que todas as crianças brasileiras falassem com as  crianças  dos outros países!…

Coelho: Ah, Noel você está é biruta!

(Papai Noel fica sozinho): mas será que isso é impossível? (sai)

Narrador: Enquanto isso, as crianças se preparam para a chegada de Papai Noel na Véspera do Natal.

(Menina e Bebê)

Menina:Você já colocou a sua meia para Papai Noel?

Bebê:Claro,  coloco ela todos os dias, tenho frio nos pés.

Menina: Esta meia não, a do  Papai Noel.

Bebê: Xi, esqueci, vou pegar.(Saem).

Narrador: E nas ruas,ouvem-se crianças cantando ( Botei meu sapatinho…). Nas casas mamães e papais estão preocupados.

Papai: Ouvi dizer que Papai Noel está triste e não sabe o que dar para as crianças.

Mamãe: Se ele não vier, as crianças vão ficar muito tristes!

( Puseram -se a chorar): – Buá…

Narrador: Em casa, Papai Noel pergunta à vovó( Mamãe)Noel:

Papai Noel: O que darei às crianças?

Mamãe Noel: Porque você não vai a loja do Mestre André?

Papai Noel: Boa Idéia, você merece um beijo!( beija a mamãe noel)

Narrador: Na loja do Mestre André existem todos os brinquedos que existem no mundo.Papai Noel e Mamãe Noel foram até la.

Papai Noel: Mestre André, o que eu poderia dar para as crianças?

Mestre André: Uma vassoura, que tal ?

Papai Noel: Não,Mestre, eles já tem.

Mamãe Noel: Então…uma  bola, um avião, um…

Papai Noel: Mestre, eu quero algo que faça com que as crianças de todo mundo se entendam.

Mestre André: (coçando a cabeça) ficou dificil…mas, e se você desse instrumentos musicais?

Papai Noel: Instru…o que?

Mestre André: Tambor,pandeiro, chocalho…

Papai Noel: Sim, todas se entenderiam( saem abraçados,felizes).

Narrador: Chega o Natal, ninguém esperava ganhar instrumentos.Todos gostaram e se puseram a tocar e cantar juntos

Música: Papai Noel ( Melodia : “hoje a noite é bela…”)

Fim: Todos ficaram muito felizes. As crianças não ficaram tristes por que Papai Noel veio e puseram-se a cantar músicas de Natal ( Pinheirinho e outras).

PRESÉPIO VIVO

Narrador: Há quase dois mil anos, passou-se a história mais linda de que se tem notícia.Em uma cidade muito distante daqui, chamada Belém,nasceu em um berço muito pobre, coberto de palha, um menino-Deus que veio ao mundo para deixar a mais bonita das mensagens – a mensagem do amor.

Esta é Maria, uma moça muito boa  que vivia naquela época e a qual aconteceu uma coisa maravilhosa.

Anjo: Maria, és muito boa e por isso, foste escolhida por Deus para ser a a mãe de um menino que virá ensinar que todos devem se amar como irmãos. O nome dessa criança  será Jesus.

Maria: Estou muito feliz por isso, e farei tudo como Deus quiser.

Narrador: Maria casou-se com um bom homem, José e quando o menino Jesus  estava para nascer, eles procuraram um lugar onde a criança pudessem nascer.

(cena muda): José e Maria batem em 3 portas: todas se fecham – as pessoas balançam a cabeça negativamente e nenhuma porta se abre. Os dois vão tristemente para um pobre presépio, onde dormem os animais, pois Maria já  não se sentia bem.

Coral: ” Noite Feliz ( canto)

Narrador: Quando Jesus nasceu, uma estrela no céu apontou para o Presépio, para mostrar a todas as pessoas que ali tinha nascido o Menino- Deus.Sabendo do nascimento, 3  reis: Gaspar,Belchior e Baltazar,levararam   presentes. Um deu ouro, o outro incenso, e o outro Mirra.E depois, muitas outras pessoas, umas ricas, outras pobres,foram visitar e presentear o menino Jesus.

Vamos pois, parar por uns instantes e falar a este Deus- Criança:

Senhor, ensina-me a seguir teus passos.

Sê meu monitor,meu guia, meu chefe.

Meu conselheiro,meu amigo, para que eu possa realizar meu ideal.

Dá-me luz para minha inteligência,

Força para minha vontade,bondade para meu coração.

Então, o Natal terá  significado para mim

Porque o Natal é o meu encontro Contigoe com os meus irmãos.

CANTOS DE NATAL

  • Noite Feliz
  • Sinos de Belém
  • Pinheirinhos
  • Papai Noel ( hoje a noite é bela)
  • Natal da Turma da Monica
  • Botei meu Sapatinho
  • Quero    ver  você não chorar
  • Novo Tempo
  • Bate o Sino

OUTRAS SUGESTÕES:

  • Cartinhas para Papai Noel: texto coletivo ou individul feito na sala de aula para entrega ao Papai Noel em sua vinda à  Escola.
  • Cartões de Natal : Muitas são as técnicas que podem ser utilizadas, desde o desenho com lápis de cor ou giz de cera.Primeiramente deve-se planejar com as crianças como estes serão feitos;se em cartolina ou papel sulfite,se em Creative Paper ou Papel também reciclado, porém confeccionado pelas crianças( Obs>a Escola dispõe  de todos os materiais para essa atividade de reciclagem e ela é extremamente educativa, tendo em vista o desperdício   que o Homem está acostumado a promover e a necessidade de uma educação ambiental para a preservação e uso de adequado  da matéria-prima. Quanto menos o homem reciclar e mais consumir papel,mais árvores serão derrubadas.Sugestão como material de apoio para essa atividade:  “O livro do Papel”- Ed.Melhoramentos.

Sugestões de algumas técnicas que poderão ser utilizados nos cartões ou em atividades diversas:

  • Mosaico:picar papéis  coloridos para compor figuras como um sino, uma árvore de Natal, uma bota…
  • Vitral:sobre um fundo  de papel celofane colorido, pode-se desenhar à parte ou pesquisar figura em revista ou cartões de natal antigos ou mesmo figuras mimeografada e  esta figura( sugestão:uma mãe com uma criança), deverá  ser colada sobre o vitral.
  • Árvore de Galho: Pedir às crianças  individualmente ou fazer uma única para enfeitar a classe.Pintar o galho de branco.Colocar em lata ou pote com terra,ou pedras para não tombar.As crianças, além da pintura do galho e recolher a terra, farão enfeites, que poderão ser de sucata ou de papel, até mesmo de desenhos das crianças pintadas e recortados ou rodados em mimeógrafo( tomar cuidado para em caso de desenho ou modelo, rodar duplo para que os dois lados fiquem enfeitados).Pode-se colocar algodões,festãod e papel laminado cortado em franjas e torcido,etc.
  • Quadrinho: Sobre uma base de papel fantasia ou laminado, dobrar como para o “saci” e colocar na ponta do capuz algodão, barba de algodão,ou papel sulfite cortado em franjas e com a borda enrolada como fitilho. O rosto do Noel é desenhado, se quiser pode-se  colar lantejoulas nos olhos.
  • Presépio em Maquete: Após contar história de livrinho sobre o o nascimento de Jesus, convidar  as crianças a   fazerem os elementos do presépio em massinha,argila, mateiriais de sucata, mato, areia, pedrinhas e outros.Lembrando que as figuras humanas ficam mais fáceis da criança fazer a partir de bolinhas de massa ou  argila.O presépio pode ser feito não só sobre cartão, madeira ou isopor,como também dentro de caixa de sapato (fica como uma gruta e pode-se colocar em cima a Estrela de Belém).
  • Anjo de Natal para Parede: Fazer do tamanho desejado,dobradura de dois pedaços ou folha inteira de laminado,tudo sanfonado;uma das sanfonas,dobrar ao meio para servir como braços. A outra, deixar inteira para ser o corpo..Montar em “T”  as sanfonas e no  alto do corpo, colocar um círculo de cartolina que a criança deve ser desenhado com o rosto do anjo. Sugestão: lã no cabelinho.
  • Árvore para Porta : Em base de cartolina recortada em forma de árvore, as crianças poderão colar lacinhos de macarrão, forminhas,lantejoulas,enfeites desenhados a partee recortados e colados na árvore,pequenas bolinhas de isopor,etc. Plasticolor com cotonete ou simplesmente pinguinhos também fica muito bonito,assim como pipocas “de verdade” ou bolinhas de crepom.
  • Vela para  mesa: Para as crianças pode-se fazer com tubinho   do papel higienico. A parte de cima é fechada com sulfite ou cartolina.A criança encpa o tubinho com tira de laminadoda cor desejada, enrolando e colando.A chama é feita em laminado duplo e com base virada, para colar na cartolina ou sulfite.Para fazer o “choro” da vela, colar pequenas bolinhas de isopor . Colocar a vela sobre a tampa de Achocolatado. ou manteiga ou margarina,  bandeja de isopor.Jogar nessa base de papel pinado colorido  ou festão laminado torcido, bolinhas de massinha ou frutinhas de massinha(ou papel),etc.
  • Móbile de Natal: Papai Noel confeccionado em triângulos de cartolina e preso(2 carinhas por móbile), em barbantes ou fio amarrado a palito de churrasquinho.Pode-se fazer com outros motivos, com: Bota,bolas,pinheirinho…

Concluindo…

Estas são apenas algumas sugestões.Cada professor tem outras tiradas da sua experiência e que seria interessante, trocasse com os colegas.Quaisquer dúvidas quanto às sugestões da apostila,consultar a C.P. Os livros para crianças citados estão na escola. A Escola tem C.DS e fitas com músicas de natal.

Apostila organizada por Kátia Derito Ramos

O NATAL E A ORIGEM DO PRESÉPIO

Era o ano de 1223. Noite de Natal.São Francisco de Assis reuniu campesinos e montanheses de Greccio, povoado de Rieti, para cerebrar ao vivo e quase ao natural, sob a cintilar das estrelas e da resplandecente luz de dezenas de tochas,entre a mula e o boi e sobre a relva de um presépio, os mistérios augustosda Santa Noite de Natal.São Francisco de Assis desejava que todos se transportassem em espírito ao próprio Belém,  onde nasceu o Salvador, o Cristo – Jesus Menino.

À meia noite começou a celebração dos divinos ofícios.Ao Evangelho, São Francisco pregou um sermão adaptado à ocasião,exaltando  o nascimento   de Jesus.

Tal era a sua emoção que os que estavam  presentes sentiam-se envolvidos pelo mesmo sentimento e,conta São Boaventura,” que um homem chamado Giovani afirmou ter visto naquela noite,recostado no presépio sobre a espessura das palhas, um lindo e delicado menino, que São Francisco tomava nos braços e parecia cobri-lo de beijos e  carícias”.

São Francisco de Assis é, pois considerado o pioneiro da representação do Presépio.

Extraido : Agenda do Professor – Célia Passos  e  Zuneide de Silva – Ed.Nacional

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: