EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR O MEIO AMBIENTE

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

NÃO HERDAMOS A TERRA DE NOSSOS PAÍS, MAS A TOMAMOS DE EMPRÉSTIMOS DOS NOSSOS FILHOS“- L.BROWN

No dia 5 de junho, comeora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca. Não precisamos ir longe (Pantanal, Amazônia, Juréia,etc) para conscientizarmos as pessoas. Com as crianças é interessante chamar-lhes a atenção para a classe, a escola, o entorno da escola, enfim…que tal começar por uma sensibilização passeando ( e observando) pela Escola?

Nesse ” passeio”(Estudo do Meio) pode-se explorar:

  • O que é da Natureza e o que foi transformado pelo homem;
  • Aspectos das plantas e sua importância para a sobrevivência de todos nós (respirar ar puro…);
  • Observar animais que vivem no parque, por exemplo : formigas, passarinhos, joaninhas, etc.
  • Observar se há lixo acumulado em algum lugar, bem como os cheiros dos ambientes;
  • Abraçar uma árvore, sentir o seu tronco, observar as raízes, galhos, folhas, explorar a sua importãncia;
  • Observar a sala de aula.Propor: – O que podemos fazer para melhorá-la?

Em sala de aula, desenhar, conversar, dramatizar, cantar, enfim, continuar trabalhando o Estudo do Meio.

* Lembrando : a Biblioteca Senninha tem vários livros sobre o Meio Ambiente que poderão ampliar o assunto. Alguns são direcionados às crianças, como “Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa“, de Ruth Rocha, outros trazem informações mais aprofundadas para o adulto, inclusive quanto à água e outros temas.

Pode-se ainda conversar sobre os cartazes “Ecologia” ( Material que mostra ambientes equilibrados e outros em desequilíbrio pela ação do homem – poluídos).

  • Outra Sugestão: Pedir que tragam textos de jornais ( reportagem). Essa atividade é muito importante porque envolverá também a família na pesquisa. Mas o professor também poderá levar os artigos se assim desejar. Fazer a leitura para a turma e duscutir com eles o assunto. O tema racionamento de energia também é adequado ao tema, além de atual, já que as fontes de energia estão na natureza.
  • Algumas músicas que tratam do meio ambiente e a necessidade de sua preservação: ” Planeta Terra“, ” Quem sabe um dia” e ” Novo Planeta” ( xou da Xuxa 6), entre outras.
  • Canto: As flores já não crescem mais/até o alegrim murchou/O lambari morreu/O sapo se mandou/só porque o ribeirão secou/Por isso eu vou pedir a Deus/ com carinho e muito amor/que chuva molhe o chão/ que nasça muita flor/ e que volte a vida/ a vida ao ribeirão/ Oi tra la la la la la ôoooooo( a partir desse canto e de outros, pode-se trabalhar a necessidade do homem e da água para a natureza e os seres vivos e a responsabilidade do homem em não sujar os rios,mar canais, a praia, etc., pois em toda parte há vida).
  • Lixo Limpo: explicar a importância de separarmos o lixo limpo( papel, metal, plástico, vidro…) para que a natureza não seja tão destruída. Lembrar que estes materiais podem ser reaproveitados para que novas coisas sejam feitas. É o caso das latinhas de alumínio que são trazidas para a Escola. A Escola vende para uma empresa que também vende para a Indústria que vai fazer Limpo ( Coleta Seletiva) uma vez por semana e que na Ponta de Praia é aos sábados, a partir  das 13 horas ( conversar sobre a separação do lixo durante a semana). As crianças também podem trazer lixo limpo para a Escola.
  • Construção com Sucata: Pode-se fazer arte com lixo limpo. Assim, tanto pode o professor propor quanto a criança criar a partir de embalagens, botões, restos de papel, etc.
  • Reciclagem de Papel: Pode-se guardar papéis que iríam para o lixo e picar bem, deixar de molho em água de um dia para o outro e no dia seguinte bater aos poucos no liquidificador, com mais água e utilizando as telas próprias, confeccionar papéis. Deixar secar sobre folhas de jornal. No dia seguinte, seco poderá ser utilizado para desenhos, confecção de cartões, etc. Esta atividade é inesquecível para as crianças, que participam de todas as etapas e deverão ser esclarecidas que quanto mais papel for reciclado, menos árvores serão derrubadas.
  • Alimentação: Lembrar também da necessidade dos rios e mares não estarem sujos, porque deles provém boa parte de nossos alimentos. Também a importância da alimentação natural sem agrotóxicos.

O tema Meio Ambiente pode desencadear muitos outros e esperamos, a consciência de que todos são responsáveis pela vida saudável do lugar onde moramos ou estamos.

  • Como última sugestão, fica o início  de um trabalho de cultivo de plantinhas  ( como o feijão  no potinho) , para a criança começar a cuidar e se responsabilizar, bem como acompanhar o crescimento de algo com vida. Quando     tivermos canteiros, começaremos nossa horta.

Você sabia?

  • ECOLOGIA: o termo surgiu em 1866, com o biólogo Ernest Haeckel, para designar uma nova ciência.”oikos” ou ecos, significa casa, em grego.”logos”, o estudo ou ciência. Ecologia é portanto a Ciência ou o estudo das relações entre os seres e ambiente onde vivem.

Fonte de Consulta:

– ” O ambiente é o Meio ” – SEMAM – P.M.S.

-” O Livro do Magistério”

– “Agendas Ecológicas Gaia”

Apostila organizada por KÁTIA DERITO

VEJA VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO EM MEIO AMBIENTE

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: