EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR O “DIA DOS PAIS”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Trabalhar o dia dos Pais é mais uma forma de valorização famíliar,assim como exercitar o amor ao próximo. Como o dia das Mães, uma data que ganhou valorização comercialmente chegando até nossas escolas.É importante ressaltar que qualquer figura masculina na família poderá ser colocada na falta do pai durante esse período comemorativo, porém é necessário conversar com a criança sobre isso.Ela deverá estar de acordo com a situação exposta pela professora e orientadora.

Podemos trabalhar essa data especial da seguinte forma:

  • Uma conversa Informal em roda com os alunos, onde cada um poderá falar de forma positivamente, e a professora deverá neste momento ter a sensibilidade de guiar para que não aconteça de forma contrária,tornando o momento vexatório, por qualquer motivo que seja ou transformado em roda de discriminação.
  • História do dia dos Pais – falar sobre essa data como se iniciou.
  • Desenho – os alunos nessa atividade poderá representar e expor todos os seus sentimentos e pensamentos .
  • Retratos- Os alunos poderão trazer de casa,fotos de seu pai e colocar em mural ou mesmo apenas para ilustrar sobre a exposição de seu pai.
  • Pintura: pequenas telas, ou quadros pintados com tinta plástica assim como guache poderá ser trabalhado como forma de presente.(impressão sobre ou pincel)
  • Nome : Cada aluno dirá o nome do seu pai ( na roda de conversa) e a professora poderá escrever na lousa ou em papel sulfite com letras maiúsculas,  trabalhar as vogais e consoantes e dar continuidade ao processo de letramento com significado.Neste momento é possível trabalhar a quantidade das letras relacionando a matemática e aos numerais, além da lateralidade:antes,depois de cada letra.
  • Pequenos recados, bilhetes ou cartinhas- poderá ser criada coletivamente com a orientação da professora.
  • Pequenos versos ou Poesia.
  • Caça Palavras : criado em sulfite ou mesmo  no Excel, com palavras sobre a figura ou mesmo relacionado a presentes que o pai poderá receber, o qualidades que o pai pode ter.
  • Labirinto : em sulfite, ou mesmo no Paint Brush, Kid Pix , poderá ser realizado um labirinto com o objetivo da criança encontrar o pai no fim deste.Para os menores, uma coordenação pontilhada poderá ser substituição ao labirinto.
  • Entrevista: é possível oferecer ao aluno a oportunidade de realizar uma entrevista com o pai e questionar sobre gostos, dúvidas,momentos felizes, desejos, planos de vida, etc e depois ser lido para a classe.
  • Leituras:oferecer livros que contem ou falem de forma positiva da relação de pai e filhos.Como indicação:

“Macaquinho”  e “O Homem Que Amava Caixas ”

  • Recortes e Colagens:mosaicos- os alunos poderão pesquisar em revistas e livos sobre o valor e a importância de ser pai.
  • Massagens: A professora poderá mostrar aos pequeninos o valor da massagem e algumas formas faceis de relaxamento para que o aluno possa realizar com o pai.
  • Alinhavos: figuras de carros, jogadores, esportes, significativas ao tema, que possa ser realizado com alinhavo com barbante cru ou coloridos por tinta plástica.
  • Músicas alusivas a data Comemorativa.
  • Mini competição : Jogos deportivos com a participação de pais e filhos, com a premiação de pequenas medalhas de papelão “PAPAI MEU CAMPEÃO.”
  • Informática: se for o objetivo da participação da comunidade, é possivel convidar o pai para jogar com o filho pequenas partidas de jogos na internet no laboratório.Com alunos maiores, pode-se oferecer a oportunidade do aluno criar um blog falando da figura paterna como exemplo para decisões em sua vida.
  • Ainda na Informática: Uma apresentação de slides com fotos dos pais e filhos. Neste caso é possivel criar apresentações com dedicatórias e formas de expressar o seu amor e importância.O aluno sendo maior poderá criar e apresentar para a classe.
  • Cartões virtuais encontrados em sites educacionais ou mesmo sites confiaveis.
  • Pequenas lembranças confeccionadas com caixas, palitos,materiais recicláveis,emborrachados, cartolinas, papel cartão.
  • Leitura: livros paradidáticos que falem sobre a relação de pais e filhos.Para maiores,leituras com a interpretação do texto.
  • Um dia de Pai- A criança deverá ser caracterizada com vestimentas que mais pareçam com seu pai.
  • O trabalho- Jogando tudo o que seu Mestre mandar: trabalhar as profissões relacionando aos de seus pais.
  • Cozinha Experimental: as crianças poderão realizar um pequeno lanche e oferecer a seus pais quando vierem buscá-los na escola ou mesmo no dia da comemoração.Poderá ser um bolo de chocolate ou pequenos sanduíches que possa ter a elaboração do aluno.No caso do Bolo poderá ser trabalhado a escrita com a receita além das quantidades na matemática, além das tranformações dos materiais.
  • Uma Agenda: com um caderno comum, os alunos poderão criar uma agenda, dessa forma o aluno poderá trabalhar o calendário,com dia, mês e ano.Poderá conter caracteristicas do aluno como: cabelo,olhos, cor de cabelos etc.
  • Dobraduras- Com o modelo de uma camiseta em papelão, fazer pequenas dobradiras de gola, gravatas,pintadas e enfeitadass.

 

Apostila de sugestões criada pela Profª Silvia Maria do Nascimento.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: