EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR O “DIA DAS MÃES”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012
  1. Breve Explicação: Esta chegando o dia de comemorarmos a pessoa mais importante de nossa vida – a mamãe.  Neste dia  festejaremos a mamãe e  para isso , prepararemos um presente bem bonito e a convidaremos para vir à Escola.

O primeiro Dia das Mães foi comemorado apenas com amor, nos Estados Unidos, por uma jovem, Ana Jarvis, cuja mãe havia morrido há alguns anos. Ela teve a idéia de homenagear a mãe no segundo domingo de maio. Foi ao cemitério, fez uma prece especial e deixou flores. As amigas de Ana gostaram da idéia  e isso  se difundiu até outros países ( a história passou-se no século XIX).Não devemos deixar, porém que a preocupação em comprar ou fazer um presente,seja mais importante que o nosso amor. E o amor deve ser demonstrado todos os dias, através do respeito e obediência à mamãe na alegria que sentimos em estar com ela, no “obrigado” que devemos dizer por ela nos dedicar cuidado e ate nção,” Dia das Mães deve durar o ano todo”.( adaptação do Jornal da Criança de 09/05/1976 , in:”CIDADE DE SANTOS”.

2.Desenho: Mamãe é assim…- Explorar através de conversas, as características das mães.É importante também ensinar as crianças a escreverem o nome da mamãe ( cobrir, copiar).

3.Pesquisa : “P resentes para a Mamãe” – Em revista, as crianças procuram e recortam,de acordo com o que acreditamque a mamãe gostaria de ganhar. Colar em sulfite ou em envelope de sulfite ou L.P. e dar para a mamãe.

4. Bingo  com o nome da mamãe: Confecção de Cartelas . Ex:

E V A N I

 

 

As crianças podem, também , contornar as letras com canetinha, fazer montagem com massinha, etc.Combinados com o grupo sobre a atividade. Sorteio das letras pela profª  e marcação pelas crianças com lig- lig. Pode-se também transferir o nome da mamãe para o sulfite , colocar um palito para cada letra, contar, etc.

5. Flãmula: Em sulfite( ou outro material maleável), pintura esponjada em molde vazado ( ou mesmo escrito pela criança)- colar barbante para pendurar. Enrolar palitos de churrasco e colocar lá ou barbante para pendurar .

EU AMO A MAMAE

6.Fantoche : A criança desenha a mamãe em cartolina e cola em palito de sorvete ( fantoche de vara) ou deseja o rosto em círculo de cartolina, cola lã nos cabelos e cola ( o rosto) em crepom duplo, coladonas bordas, exceto embaixo.

7.Dramatizar :” Minha mãe é assim… ” – cada criança é convidada a imitar a mãe em atividades que aquela desempenha ( em casa, fora dela…). Sugestão: desemvolver a atividade na Casa da Boneca.

8.Oração: ( com gestos):

Obrigado, meu Deus, pela vida ( erguer os braços)

Obrigado, meu Deus, pelo meu corpo (   descer os braços)

Obrigado pelo meus olhos ( mostrar os olhos)

Com eles vejo coisas tão lindas!

Obrigado pelas minhas mãos ( estender mãos e olhar para elas)

Quantas coias boas posso fazer com elas.

Obrigado, meu Deus, pelos meus pés ( mexer os pés)

Com eles posso caminhar ( no lugar )

Posso dançar ( remexer)

Obrigado, meu Deus, por que sou gente!

E tudo isso devo a ( você) mamãe,

que deixou que eu nascesse  para ser gente.

Obrigado, meu Deus, pela minha mãe ( mãos em oração)

9. Dramatização : O bolo da mamãe” –

  • Narrador: Nossa história começa quando duas meninas estavam conversando.
  • Menina 1: Hoje é o dia das mães!
  • Menina 2: Vamos dar um presente para a mamãe?
  • Menina 1: Que tal  fazermos um bolo?
  • Menina 2:Boa Idéia! vamos comprar o que precisamos.
  • Meninas: Você tem mãe?
  • Açucar: tenho é a dona cana de açucar.
  • Narrador: A menina (1) sai e traz a manteiga.
  • Menina : Você tem mãe ?
  • Manteiga: tenho sim.Sou filha do sr. leite, que é filho de Dona Vaca.
  • Narrador: menina(2) sai e traz a farinha
  • Meninas:A senhora tem mãe?
  • Farinha: Tenho, é a dona Farinha de trigo.
  • Narrador: Entra a Baunilha apressada.
  • Baunilha: Não se esqueçam de mim ! faço o bolo ficar mais gostoso.Sou a Baunilha!
  • Narrador: Menina(1) lembra de ingrediente importante. Entra com os ovos, que cantam em roda ( ciranda- cirandinha):Para o Bolo da mãezinha/eis os ovos bem fresquinhos/somos filhos da galinha/mas não somos mais pintinhos.
  • Narrador: Entra o fermento,muito zangado,dizendo:
  • Fermento: Muito bonito! Se eu não viesse,o bolo não iria crescer…
  • Meninas: quem é o senhor?
  • Fermento: Sou o fermento.
  • Narrador:  As  meninas juntam os ingredientes e com colheres de pau,mexem.Todos cantam ( ciranda cirandinha): Bate,bate, bate o bolo/que bonito vai ficar/bate,bate,bate o bolo/que a mãezinha vai gostar.
  • Menina2: Pronto vamos levar ao forno?
  • Narrador: Levam a massa( todos juntos)e voltam trazendo o bolo.Todos cantam( Parabéns pra você):Parabéns pra mamãe/é minha alma quem diz/Deus te ampare e proteja/e te faça feliz!

10. Cantos:

SEI QUE SOU MUITO LEVADINHO (FRENÉTICAS)

  • Sei que eu sou /muito levadinho/mas olha,mamãe/é só um pouquinho/você é um amor/é a minha mãezinha/que bom ter você/fofinha/fofinha.
  • Eu tenho uma coisa guardada no peito/Eu tenho que dizer/mas não tenho jeito/eu sei que você/pode me entender/Eu vou fazer você ficar louca/ muito louca,muito louca/ louquinha por mim,muito louca/louquinha por mim…

MAMÃE, VOU TE CONTAR

Mamãe,vou te contar/um segredinho, vem cá/Pra mim,você é mais linda do que a SHE-RA/mais forte do que o HE-MAN/ mais veloz do que um avião/mas cabe todinha/no meu coração/te amo!!! (BEIJINHO).

PRA MAMÃE QUERIDA

Pra mamãe querida/eu vou prometer/ficar bem quietinho/arte não fazer/mas se um dia eu fizer/e tiver que apanhar/vê se bate  devagar/é você mamãe querida/que eu amo   de paixão/mesmo que eu não fale/sintao meu coração.

MAMÃE  BRASILEIRA

( adaptação do samba: Mulher Brasileira)- sugestão com Bandinha.

  • Agora chegou a vez/vou cantar/mamãe brasileira/em primeiro lugar.
  • Na cozinha,no  fogão/aquece a comida/ e o meu coração.
  • Mamãe de verdade/sim, Senhor!/ mamãe Brasileira/é feita de amor/( volta ao início)

MAMÃE

  • Eu acordei pensando/Pensando em você/ Lembrando o seu rosto    lindo/ah! como eu gosto de você!
  • É tão lindo ver/ o seu rosto mamãe/eu a amo tanto,mamãe/mamãe, meu doce viver.

CD CALENDÁRIO ESCOLAR MUSIC> DATAS COMEMORATIVAS VOL.  1:

  1.   A RADIOGRAFIA
  2. MAMÃEZINHA QUERIDA

Apostila organizada pela Coordenadora Pedagógica: Kátia Derito Ramos

Deixe seu comentário

