EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR O “DIA DA ÁRVORE” E “PRIMAVERA”

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Dia da  Árvore – 21 de setembro

Primavera…começa em 22 de setembro

Para trabalharmos o Dia da Árvore é fundamental que as crianças conheçam realmente as árvores.Que tal começar por um passeio pela escola e um abraço amigo numa árvore?

Abordar com as crianças que todos nós  temos um dia em que comemoramos o nosso aniversário: o das árvores é dia 21 de setembro. Vamos então tocá-las, abraçá-las, conhecê-las melhor para perceber por que são nossas amigas.

Através de conversa e observação, abordar com as crianças : as caracteristicas das árvores:

  • suas partes.
  • como se desenvolvem.
  • por serem seres vivos também morrem.
  • Os beneficios que elas nos trazem :ar puro, sombra, frutos, a madeira, o lápis, o papel, etc…´

É importante que as crianças cheguem a essas conclusões observando e dialogando.

Após esta exploração, várias atividades podem ser feitas:

  • Desenho(OBS:.se foi feita uma boa exploração e observação, dificilmente as crianças   desenharão a árvore estereotipada.Caso o façam, chamar a atenção para o que observaram- os galhos, as folhas, nem todas do mesmo  tamanho, raízes que apareciam, etc…
  • Texto coletivo sobre a visita à aniversariante: a árvore.
  • Composição de uma árvore coletiva com folhas encontradas no chão e serragem.
  • Composição de uma grande árvore com as mãozinhas das crianças como folhas.
  • Técnicas diversas de recorte, colagem e pintura para confecção de uma árvore.
  • Pesquisa em livros, revistas e outros: árvores, nomes de árvores, seus frutos, etc.
  • Exploração da palavra árvore, de acordo com a classe: letra inicial, cruzadinhas e bingo de letras da palavra árvore  e suas partes.
  • Completar a árvore com o que falta (exploração de suas partes). Mostrar a figura do vegetal,explorar os nomes de suas partes  e em seguida, em folhas mimeografada apresentar quatro desenhos   da mesma árvore, em cada uma das partes. Na 1ª a raiz, na 2ª o caule, na3ª as folhas e na 4ª as flores.
  • Leitura e exploração de publicações que informam sobre a árvore. Entre outras:

* “A Árvore” , da Melhoramentos.

* “As Árvores e a Madeira“, da Abril Cultural.

*” Noções de Botânica“, de O Tico Tico

É fundamental estabelecer uma relação entra a exploração que o homem faz das árvores e a importância da reciclagem do papel.

  • Sugestão: desenvolver reciclagem de papel( na escola dispomos de telas, molduras, recipiente grande para colocação da polpa, água, preparo e liquidificador. Para a atividade basta pedir panos para a secagem do papel, providenciar jornais para a colocação do papel no varal,  reservar papéis que desejar para reciclagem ( revista, jornal,   sulfite e outros), um balde e gotas de merthiolate.

A criança que recicla papel nunca mais se esquecerá da atividade e perceberá cada etapa da transformação do material.

PRIMAVERA

Para trabalhar a Primavera, tomamos sempre como referência que é a estação das flores, mas num país como o Brasil temos flores o ano todo, apenas são mais abundantes na Primavera, é interessante que a criança saiba que isso ocorre por causa da posição da Terra( nosso planeta , nossa casa), em relação ao sol.Para isso, é importante saber que durante o ano as estações se sucedem no verão o sol está fortíssimo e temos muito calor; depois com o  movimento da Terra, já não fica tão forte o calor e temos o outonom conhecida como  estação das frutas. Vem depois o inverno  e muito frio e após, a primavera, com dias mais quentes. Cada   volta que a Terra dá em volta do sol dura um ano ( para explicar isso, o ideal é que tenhamos um globo terrestre e escureçamos a sala, focando a Terra com a lanterna e girando o globo).

Muitos consideram a Primavera a estação mais bonita do ano pelas flores, mas também porque algo parece mudar – os bichos, dizem os mais observadores, demonstram maior alegria, ficam mais dóceis e brincalhões  e para muitas espécies é tempo de acasalamento. As aves ganham novas plumagens e começam a preparar seus ninhos nas árvores.

Devido a Primavera suceder o Verão, seu nome, derivado do latim prima vere   significa começo do verão ou primeiro verão.

Para trabalhar a Primavera, algumas sugestões de publicações para leitura e exploração:

  • Calor e Frio, Frutos e Flores” ( Álbuns dos Pingos), da  Ed. Ática. Obs:. Aborda as 4 estações e especificamente quanto à Primavera, aborda a variedade de flores, partes que compões as flores,o que é preciso para plantar e cuidar das flores e bichinhos que vivem junto às flores dos jardins.
  • Como vivem as flores“, da Ed. Abril Cultural. Obs:. Este enfoca, inclusive o trabalho da abelha carregando pólen para alimentar as abelhas pequenas e a polinização. O livro destaca também como se desenvolvem os frutos. Outras atividades que podem ser trabalhadas:
  1. Visita a uma Floricultura ou Chácara.
  2. Entrevista com o vendedor de flores sobre os tipos e nomes das flores, cuidados e exploração das caracteristicas : cores, formatos, diferença das pétalas, folhas, quais são conhecidas pelo grupo, etc.
  3. Desenho do que foi observado.
  4. Plantio de flores.
  5. Pesquisa de flores em revistas e outros.
  6. Recortes, colagens e pinturas com técnicas diversas.
  7. Textos coletivos sobre a primavera. Sugestão: a partir de leituras do livro “Ninguém reparou na Primavera”, de Maria Lúcia Godoy, Editora Lê.
  8. Confecção de óculos de flores com celofane nas lentes.
  9. Confecção de flores com crepom amassado e palito de churrasco encapado ou pintado
  10. Vasinho com terra ou argila com flor de margarida( forminha) colada em palito de churrasco ou de sorvete.
  11. Dobraduras de flor e outros elementos de um jardim.
  12. Painel com dobraduras ou recortes “Um jardim”.
  13. Poesia (podem ser desenhada, dita como jogral, etc)

BEIJA-FLOR

Beija-flor chegou mais cedo,

Passou pelo cão sem medo,

Pousou no amor-perfeito,

Parou para encher o peito.

E, num suspiro profundo,

Apaixonado por tudo,

Voava bem de mansinho

Feito amor de passarinho.

Beijou a flor amarela,

A roxa, a branca também

E para alegrar a todas

Deu voltas como ninguém

Pairava pela paisagem

Num vai-e-vem magistral

E todos admiravam

O voador matinal

Girou seu bico num movimento

E voou no céu

Para dizer bem alto:

A primavera chegou!

  • Cantos
Tagged with: , , , , ,

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: