EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA TRABALHAR A SEMANA DO TRÂNSITO

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

O tema não deve ser trabalhado somente numa semana, como sugere a Semana Estudantil do Trânsito, de 18 a 24 de Setembro, ou em junho, como em vários calendários é sugerido. Deve fazer parte do currículo das nossas escolas, visto o número alarmante de pessoas que em nosso país morrem vítimas do trânsito. Se nossas crianças aprenderem desde cedo regras de segurança no trânsito, terão mais chances de “sobreviverem” nessa verdadeira selva na qual se transformou a rua, bem como , serem mais tarde melhores motoristas.

SUGESTÕES:

  • Sair para um Estudo do Meio no quarteirão da escola.Combinar com as crianças e chamar a sua atenção, para sinalizações como placas, semáforos, faixas de segurança e outros. É importante que também observem e discutam a conduta de pedestres se andam na calçada ou fora dela, como atravessam a rua e a avenidam se na faixa – quando tem- ou em linha retam na ausência daquela,se aguardam o sinal fechar para os carros.
  • Na escola,  discutir o que viram e registrar: desenhos, pinturas, texto coletivo.
  • Confecção de maquete com massinha ou argila, sucata e outros materiais, de via pública com sinalizações como semáforos, faixa de segurança, sinalização de escola, pedestres e carros, casas etc.
  • Dramatização de situações de trânsito ( no pátio, demarcar percursos com ruas e colocar sulfites, colado no chão, faixa de segurança. Uma criança segura um semáforo feito de caixa de papelão, com as cores, que a professora altera, de acordo com a situação desejada. Determinar crianças que estarão com os carros e quais serão os pedestres. Depois, mudarão os papéis. Para exercitar, olhar para os lados antes de atravessar, atravessar em linha reta, na faixa quando houver, etc.E  se os carros respeitam a sinalização.
  • Mostrar às crianças alguns sinais de trânsito e discutir com elas os significados, se já viram…
  • Trabalhar com as crianças o significado das cores do semáforo (lembrando que existe também para pessoas, com o boneco, que fica verde para atravessar  e vermelho para não atravessar,  aguardar). Pode-se fazer uma perfuração de 3 círculos e colocar por trás, papéis das cores do semáforo, fazer mosaicos, pintura esponjadas em  molde vazado nos 3 círculos, etc.
  • Canto: “Pare e olhe bem” – Pare e olhe bem,pra ver se o carro vem(bis)/é preciso cuidado na rua com o vai e vem/Pare e olhe pros lados pra ver se o carro vem/não havendo perigo você poderá passar/mas se o carro vem vindo/você tem que esperar.(repete a música)
  • Estas foram apenas algumas das muitas atividades que poderão ser trabalhadas durante o ano letivo – Apostila organizada por :Kátia  Derito Ramos.
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