EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA EXPLICAÇÃO DA LINHA PEDAGÓGICA

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

“É importante que a primeira experiência escolar seja sem medo e que a criança descubra o prazer de aprender. Porque uma das coisas que sabemos é que um dos maiores danos que se pode fazer a uma criança é deixá-la perder a confiança em sua capacidade de pensar.” – ( Emília Ferreiro)

Algumas considerações sobre o nosso trabalho:

Durante os quinze primeiros dias de aula, nosso trabalho objetiva conhecer melhor crianças,seus interesses, habilidades e dificuldades, com base nas características gerais da faixa etária e buscando conhecer cada educando especificamente.

A partir daí, tendo a caracterização do grupo-classe quanto aos aspectos: físico, socio-emocional e intelectual, planejamos o que trabalharemos em: Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais e Música, bimestralmente. Esse processo é constantemente avaliado.

As atividades desenvolvidas têm, portanto, sempre objetivos adequados àquele estágio.

Algumas considerações sobre a linha pedagógica:Construtivismo:

Baseia-se nos Estudos de :

  • PIAGET ( desenvolvimento cognitivo)
  • MAKARENKO (importancia do trabalho coletivo)
  • FREINET (educação pelo trabalho, pesquisa, estudo do meio,  autonomia, cooperação)
  • WALLON (criança como ser social, interação com o meio)
  • PAULO FREIRE ( educação libertadora, cidadania)
  • VYGOTSKY (importância da linguagem, inclusive  para participação efetiva na construção da   sociedade), entre outros.

AÇÃO:  A criança aprende pelo manuseio, experimentação, participação ativa do educando na aprendizagem.

REPRESENTAÇÃO: Permite que a criança manifeste seu simbolismo, devolva as impressões que tem do mundo e das vivências. A criança representa nos diferentes momentos: desenho, dramatização,pintura,etc.

TRABALHO EM GRUPO:  nele, a criança interage com outras,aprende mais, portanto, na troca com outros. É incentivada a cooperação, o fazer com. As regras que irão reger a convivência em grupo, são elaboradas com o grupo. A criança aprende a discutir inclusive materiais ( material coletivo) e zelar por aquilo que é de todos.

AUTONOMIA: é incentivada em  todos os momentos. A iniciativa, a independência, são fundamentais para se formar “gente com mentalidade aberta, senso crítico, atitude inquisitiva e espírito de participação na comunidade”. (NOVA ESCOLA,92). É fundamental, portanto para a vida.

Como a aprendizagem é ativa,  as atividades que pressupõe somente  cópia ou repetição de modelos, não são incentivadas. As atividades devem ter significado para a criança.

Ao entrar na Escola, a criança já faz informações do seu mundo, que devem ser consideradas.

A leitura e a escrita  na Educação Infantil, são trabalhadas a partir do nome da criança ( seu primeiro referencial), desde o 1º Estágio, mas de maneira prazerosa e com significado. A partir de histórias, palavras significativas, participação em atos de leitura e escrita, composições (histórias coletivas, individuais e outros textos) ambiente alfabetizador, etc. Assim, como a criança constrói seu conhecimento, constrói a escrita num processo evolutivo e por meio de hipóteses. Nesse processo, como em toda a aprendizagem, é preciso considerar não como erros as tentativas das crianças, mas como processo de aquisição e elaboração da escrita.

Como consideração final, acreditamos no jogo como metodologia adequada de ensino na Educação Infantil.

Brincadeira é coisa séria!

Texto elaborado por Kátia Derito Ramos –  Coordenadora Pedagógica.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. A   Pré- Escola e a Criança Hoje – Revista Idéias nº2  – São Paulo, FDE, 1988.
  2. Com a Pré- Escola nas mãos – Sonia Kramer e outros – São Paulo, ÁTICA, 1993. 
  3. O Cotidiano da Pré-Escola ( Reorientação Curricular das Escolas  de Educação Infantil)-  SEDUC, 1992.
  4. Revista Criança nº 26 – Ministério da Educação,1994.
  5. Revista Nova Escola nº 82– março de 1995, São Paulo, Abril.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: