EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA A SEMANA DA PÁTRIA – CRIANÇAS DE 3 ANOS

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Atividades Comemorativas da Semana da Pátria  – Para crianças de 3 anos.

Nesta fase de idade, a criança tem que explorar bastante o visual, dessa forma, utilizar papel  pardo é uma ótima alternativa.

1- UMA BANDEIRA DO BRASIL – Em tamanho da folha de papel pardo, pedir que a criança pique papeis coloridos para colar na bandeira .Outra opção seria imprimir com as mãozinhas das crianças  preenchendo as lacunas da bandeira formando um lindo colorido,sempre respeitando as cores oficiais da bandeira.

2- MARCHA SOLDADO – Combinar um passeio pequeno ( pois nessa fase eles cansam com facilidade e sua concentração é pequena)cantando músicas infantis como MARCHA SOLDADO,  SOU UM SOLDADINHO, SOLDADINHOS DO REI.

  • Marcha Soldado> Marcha soldado/cabeça de papel/se não marchar direito/ vai preso pro quartel/o quartel pegou fogo/ a polícia deu sinal/ acode,acode, acode, a Bandeira Nacional.
  • Sou um Soldadinho> Sou um soldadinho/eu já sei marchar/ ao toque da corneta e do tambor/Vou a minha escola/quero aprender/talvez uma dia a Pátria eu venha a defender (bis).
  • Soldadinho do Rei>somos todos soldadinhos/da rainha e do rei/somos todos amiguinhos/da rainha e do rei/quer na paz ou quer na guerra/nós lutamos com paixão/viva o rei! viva a rainha/ que estão sempre com a razão!/ ra ta plan plan plan plan plan/ra ta plan plan plan plan plan/o clarim só toca assim:ta tara ta ta tara ta tara tarata…ta tara ta ta tara ta tara tarata…(veja o vídeo em Porchat vídeos da apresentação ).

Essa atividade pode ser valorizada com enfeites feito em crepom e cartolina como chapéu de soldado,bandeiras,fitas coloridas com a cor da bandeira nacional.Para a criança o visual é muito importante, e enfeites tornam o momento muito especial.

3- FANTASIAS – Usar fantasias de rei e rainha, soldados,explorando a história ou mesmo mostrando o que realmente aconteceu com uma pequena dramatização do momento do FICO tornará mais próximo o fato da independencia.

4-História – Contar pequenas histórias sobre a Independencia do Brasil,de forma a aproximar a imaginação à fatos históricos.

5-Pintura – com os dedos  ou mesmo com molde vasado da Bandeira.

6- labirinto – Fazer pequenos riscos com giz no chão e pedir que o REI faça o caminho para encontrar a Bandeira ou mesmo sua espada.A criança deverá fazer o caminho sobre a linha correta ( que poderão ter diversas cores)até encontrar a saída e consequentemente a bandeira.Ela poderá pegar a bandeira que deverá estar lá e agitar gritando VIVA O BRASIL!.

7- Colagem- da mesma forma que a bandeira é possível pedir que a criança faça bolinhas de crepom coloridas e cole na bandeira formando o todo, sempre respeitando as cores oficiais.Deve-se explicar o significado de cada cor da bandeira.

8- Canto em roda: em círculo escolher uma criança e dizer: soldadinho,soldadinho, quem é que vai ajudar a salvar a bandeira ? – a criança deverá escolher ou apontar um outro coleguinha  e dizer: vamos salvar a bandeira e o Brasil! essa criança deverá apontar mais coleguinha que irá repetir:soldadinho,soldadinho…diga uma cor da bandeira! e este que  responder a cor se acertar repete o que primeiro disse até que termine o círculo.Quem ficar com a bandeira por ultimo levanta e puxa os demais para uma marcha batendo os pézinhos e cantando.

9-Espadinha: Fazer a espadinha com jornal – uma folha grande dividida ao meio,enrolar começando pela ponta até formar uma vara que dobrado em uma ponta fará  a alça da espada.Prenda com durex e boa diversão.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: