EDUCAÇÃO PONTUADA

SONS DIVERSOS E LETRAMENTO

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Uma aula muito divertida e completa aconteceu no Infantil V”A”,profª Silvia Maria do Nascimento (18/02/2010).A Roda de Conversa sobre o Tema Animais diversos foi sequenciada com a leitura do livro encantador oferecido pela Seduc de nome “Sons Divertidos”.O livro possui dobraduras como uma das formas ilustrativas e que encantam a todos.Após a leitura de cada página, foi passado aos alunos para que manipulassem e pudessem participar da história sonorizando divertidamente.

A faixa etária trabalhada em questão  foi de 4 a 5 anos com a participação de todos.

Objetivos:

  • Entreter as crianças despertando o interesse pela leitura
  • Aumentar o vocabulário.
  • Proporcionar através do momento, amplo conhecimento sobre diversas espécies da zona rural e seus aspectos físicos.
  • Relacionar a vida na zona rural e  urbana .

Atividade oferecida: Questionar que animais são encontrados na zona rural  e quais são encontrados na zona urbana de conhecimento do grupo,relacionando,comparando aos personagens.

  • Relacionar a história contada à musicas infantis conhecidas como : “Seu Lobato tinha um sítio”.

 Atividade oferecida: Cantar > ” Seu Lobato tinha um sítio,ia ia Ô/ no sítio tinha um __________(dizer o nome do personagem da história contada)ia,ia ô….era ____ (som do bicho)pra cá,era _____ pra lá…era ___ pra todo lado,ia ia Ô.

  • Perceber diversos sons como forma de comunicação através da imitação dos sons emitidos pelos animais :

Atividade oferecida:cada criança escolhe um personagem da história e só conversará com o colega na roda através do som escolhido”

  • Desenvolver a plasticidade e expressão corporal:

Atividade oferecida: Imitar o animal escolhido,andando ou saltando como ele pela classe.

  • Perceber o processo de letramento :

Atividade oferecida: Mostrar através do livro,lousa ou folha de sulfite com caneta ou giz a grafia correta dos nomes indicados pelos alunos de animais encontrados na história, destacando as vogais e consoantes e a importância delas para a formação de palavras.Escrever o nome de cada aluno ao lado o personagem para que percebam a inclusão das letras dos personagens (se existentes)aos seus com mais uma forma de auxílio no processo de letramento.

EX> BODE – JOÃO PEDRO

  • Perceber valores: Auxililo,compreensão,solidariedade e a importância da participação e colaboração de  cada indivíduo para o sucesso pessoal e do grupo.
  • Perceber quantidades relacionando aos numerais:

Atividade oferecida: Em conversa questionar quantos animais são personagens,quantas são as partes do corpo dos animais como patas,olhos,boca,chifres etc.

  • Desenvolver a sua coordenação motora:

Atividade oferecida: desenhar no chão uma cobra com bem ondulada e riscando em seu interior formando uma amarelinha  para que saltem ou simplesmente percorram através de sua linha sinuosa.

Atividade oferecida: Propor desenhar os animais dando oportunidade de que cada um escolha o seu personagem ( caso sejam pequenos demais,a professora poderá fazer o desenho para que pintem )em cartolina,papel cartão ou sulfite, oferecer giz de cera ,tinta ou lápis de cor para a construção de fantoches (colar palito de sorvete ou churrasco no verso)

Outras opções:

  1. Máscaras dos personagens da história contada para uma divertida dramatização.
  2. Dobraduras dos animais da forma encontrada no livro.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: