EDUCAÇÃO PONTUADA

FORMAÇÃO DE COORDENADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

Pauta:

  • OFICINA DE LINGUAGEM MÚSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL
  • TEXTO: É HORA DE ORGANIZAR A ROTINA
  • AVALIAÇÃO

1- Canção :” Abra a roda tin do lê lê – para organizarmos um círculo.

2- Canção de acolhida:

  • Ola…
  • Bom dia… que bom que você veio gosto muito de você!

3- Canção da Acolhida

  • Oi, bom dia/ boa tarde como vai você?
  • Meu amigo como é bom te ver,
  • Palma, palma (3x)
  • Agora um abraço do coração!

4- Apresentação das coordenadoras:

Sentadas no chão, perna de índio. Marcaremos 4 tempos, sendo 2 nas pernas e 2 com estalos /palmas( poderemos levantar e marcar 2 tempos com palmas e 2 com os pés) Falaremos a fruta preferida, bebida preferida, a comida preferida.

5- Leitura do texto ” Infância é assim…”

  • Infância é assim…
  • Sentir cheiro de terra molhada
  • Pensar em ter uma fada amada,
  • É escrever o mundo numa rabiscada
  • Soltar pipas no céu azul
  • É sonhar acordado
  • É ler o mundo nas bolinhas de sabão
  • Lavar as mãos, correr e pô-las no coração
  • É fazer da linha do tempo
  • Um dia a ser, sem fim
  • É ser e estar sempre
  • Jogar água no rosto,
  • Caminhar na chuva descalço
  • É fazer do espaço e do tempo infinitos…
  • Infância é assim…

( Edson Amário)

6- Reflexão:

O que você lembra da sua relação com a música na infância?Como foi seu primeiro contato? Quem cantava para você? O que cantava?

7- Socialização no grupo ( livre)

8- Questionamentos:

Como é o formato da família atual?Quem canta para as crianças? O que canta? As mamães e vovós do mundo morderno.

A tradição musical, a cultura popular estão desaparecendo ( colocar a questão das letras das nossas canções).

9- Práticas:

  • Explorando o espaço – Música  – Telma Chan
  • Caminhar livremente na ponta dos pés, calcanhar, como sapinho, cavalo, de 2 em 2, como um elefante, como uma formiguinha, etc.

10- Abra a roda Tin do lê lê – para organizar a roda outra vez.

11- Propriedades dos sons:

  • Reconhecendo o timbre do instrumento ou objeto sonoro:

Canção Senhor Caçador,Senhor Caçador, preste bem atenção, não vá se enganar quando o gato miar o miau.Mia Gato!( fazer o ruído com o objeto sonoro ou tocar o instrumento)

  • Percebendo sons agudos e graves:

Utilizar 2 instrumentos : ao ouvir o instrumento agudo todos imitarão o gatinho, e ao ouvir o instrumento grave todos imitarão o leão, ou ainda, poderão caminhar em direção a figura do gatinho e do leão.

  • Discriminando sons fortes e fracos:

Movimento de abaixar e levantar ( não fazer sempre dessa forma, para que a criança não crie uma associação entre forte e fraco/ embaixo e em ecima).

  • Duração do Som: rápido e devagar( associar aos animais)

Obs:Mostrar a figura do animal do qual estamos falando, falar um pouco sobre ele ( “este nasceu de dentro da barriga da mamãe e toma leitinho quando bebê” ou “sua mamãe põe ovos e ele come folhinhas”)

12- Brinquedos cantados e canções:

Com Movimentos e expressão corporal.

Até que as crianças dominem a fala, deverão apreciar músicas que façam movimentos inspirados nas letras das músicas.

  • Jacaré – eu vi, eu vi, um jacaré, será que ele queria, comer o meu pé?
  • Formiguinha – Formiguinha da roça endoideceu, com uma dor de cabeça que lhe deu, aí pobre, pobre formiguinha, põe a mão na cabeça e faz assim, assim.
  • O macaquinho – O macaquinho faz assim, o macaquinho faz assim, olha aqui seu macaquinho e faça tudo direitinho ( o sapinho, o cachorrinho, o cavalinho, etc).
  • Pela rua abaixo- pela rua abaixo, vai dona formiguinha, uma mão na testa e a outra na barriga.

13- Com percussão Corporal:

Obs: É muito importante exercitar, além de mãos e pés, os músculos da face, fazendo todos os ruídos possíveis. Estes músculos devem ser fortes pois são utilizados no processo da fala.

  • Palminhas – Palminhas, palminhas, nós vamos bater, depois as mãozinhas pra trás esconder.( Bem leve,bem forte,de um lado pro outro,para cima pra baixo, pra frente pra trás)
  • Palma, palma, palma,palma,palma, palma, pé, pé, pé,roda,roda, roda, caranguejo peixe é.
  • Bochecha – Beatriz olhou pra cá, Beatriz olhou pra lá, quando viu o Zé Bochecha começou a bochechar.( Começou a beijar, começou a estalar).Substituir o nome da criança.

14- Mais brinquedos:

  •  Den Dem, seu bispo tem pato, marreco, peru também.
  • Toque, toque, toque, vamos pra S.Roque, ver o menininho que vem vindo de galope.
  • Serra aqui, serra ali, lenhador e carpinteiro, serra aqui, serra ali, serra o topo do pinheiro.
  • Serra, serra, serrador, serra o papo do vovô, o vovô está cansado, deixa a serra descansar.

15- Movimentos de Locomoção:

  • Dandá-  dandá, dandá, dandá pra ganhar papá.
  • O sapinho: Salta, salta o sapinho,salta pula, pula lá no brejo até se cansar.
  • Garibaldi foi à missa: Garibaldi foi à missa,num cavalo sem espora, o cavalo tropeçou, Garibaldi pulou fora, Garibaldi foi à missa, num cavalo alazão, o cavalo tropeçou, Garibaldi foi pro chão!

16- Parlendas

Nosso folclore tem um grande número de parlendas, rimas e brincadeiras infantis, usadas para sortear jogadores, brincar de contar dedinhos, fazer cócegas, contar botões, as crianças acompanham batendo mãos e pés, marchando, rodando, balançando o corpo e se abraçando.

  • Hoje é domingo
  • Cadê o toucinho que estava aqui
  • 1, 2 feijão com arroz

17- Versinhos

  • Canção da Peneira – passa a peneira menino(a) vem peneirar, diga um verso com rima quando a peneira parar:peneira, peneira a passar, peneira, peneira, quando a peneira parar – aí a professora diz um versinho.
  • Entrei na roda – aí,eu entrei na roda, ai eu entrei na roda dança, eu não sei como se dança, eu não sei dançar – a Professora diz um versinho.

18- Fórmulas de Escolha –

Pode-se  colocar as mãos fechadas para o centro da roda, ou pode-se ainda tocar na criança.

  • Lá em cima do Piano
  • Fiz xixi na canequinha
  • Uma pulga na balança
  • Uni, duni, tê
  • Tigelinha de água fria

19- Mais Canções

  • Sai piaba- Sai, sai sai piaba, saia da lagoa;
  • põe uma mão na cabeça, pões a mão na cintura, dá um remelexo no corpo, dá um abraço no amigo.
  • Caminho de Viseu – Indo eu, indo eu, a caminho de Viseu, encontrei o meu amor, aí Jesus que lá vou eu,ora truz, truz, truz,ora traz, traz,traz.ora chega, chega, chega, ora arreda lá pra tráz.
  • Anel da pedra verde: Eu perdi o meu anel no buraco da parede, quem achar me trás de volta meu anel de pedra verde,ora de frente,pra frente,ora de tras para tras.
  • O Cacau – Subi no tronco, comi cacau, joguei os caroços pro Seu Nicolau(2x),ai, ai ,ai iô,iô isso é machabomba não é vapor(2x) Corre minha gente, já vai chuviscar,cacau na barcaça não pode molhar(2x)ai ai ai ioiô, isso é machabomba não é vapor(2x)
  • De Abóbora faz melão – De abóbora faz melão , de melão faz melancia(2x)faz doce sinhá,faz doce,sinhá,faz doce sinha Maria (2x) quem quiser aprender a dançar, vai na casa do juquinha(2x)ele pula, ele roda, ele faz requebradinha(2x).

20- Acalantos:

  • O anel – Perdi o meu anel no mar, não pude mais encontrar, o mar trouxe a concha de presente pra me dar ou foi pra goela da baleia, ou foi pro dedo da sereia, ou quem sabe foi o pescador que encontrou o meu anel e deu pro seu amor.
  • Tutu Marambá – Tutu Marambá, nao venha mais cá,que o pai da criança que te manda pegar.
  • Boi da Cara Preta – Boi, boi boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta.

Arranjos instrumentais para esta faixa etária:

Proposta: em grupos, as educadoras escolhem uma canção e fazem um pequeno arranjo.

21- Avaliação:

O que sentiram?

Cantaremos a canção do “Anel” e finalizaremos com uma música para relaxamento final.

Texto oferecido as coordenadoras na capacitação pela Seduc.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: