EDUCAÇÃO PONTUADA

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Introdução

Brincando a criança relaciona-se com o mundo e faz música. Com sua curiosidade e sempre pronta a aprender ela pesquisa novos sons,descobre instrumentos, cria e ouve com prazer. Portanto, apreciar uma música, descobrir novas canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, propiciando vivência de elementos estruturais dessa linguagem.

Trabalhar a linguagem musical, mais especificamente, o brinquedo cantado, objetos sonoros, percussão corporal e de sucata no cotidiano da criança, estimulando seu desenvolvimento global e atendendo suas necessidades de expressão ( nas tarefas afetiva, estética e cognitiva) são algumas das contribuições da linguagem musical na educação infantil.

Faz-se importante a conscientização do educador na utilização da música como mais uma ferramenta no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, proporcionando  prazer, entretenimento, cultura, socialização e conhecimentos, explorados de forma interdisciplinar, trabalhando conceitos de forma significativa.

Como proporcionar à criança o desenvolvimento da linguagem musical incluindo seus diversos benefícios para o crescimento humano? Como contribuir para a formação de platéias? Como despertar na criança o interesse por apresentações artísticas de forma prazeirosa?

 Uso da música

A música é uma ciência, é arte, é física e matemática tendo o poder de estimular o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o à ação e promovendo uma multiplicidade de condutas de diferente qualidade e grau.

A música vem sendo utilizada desde os primórdios da civilização em datas como nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e fertilidade. Na Grécia Antiga seu ensino era obrigatório. Pitágoras demonstrou que uma sequência correta de sons poderia mudar os padrões de comportamento e acelerar o processo de cura. Com o desenvolvimento da sociedade passou a ser utilizada em louvor a líderes.

Musicalização

O trabalho de musicalização desenvolve a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, o equilíbrio, o prazer de ouvir música, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, a autodisciplina, a socialização e a afetividade, contribuindo ainda para a consciência corporal e espacial.

A inteligência musical é, segundo Gardner uma das múltiplas inteligências, mas podemos refletir sobre a música e seu papel na educação tomando um outro viés. A música influência o homem física e mentalmente; contribui com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico psicomotor,e sócio-afetivo.

No desenvolvimento cognitivo/linguístico – vem aguçar a acuídade auditiva; com gestos e danças desenvolve a coordenação motora, espacial e atenção; com o canto e por imitação descobre suas capacitades e estabelece relações com o ambiente.

No desenvolvimento psicomotor- aprimora a habilidade motora. O ritmo tem papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas e pés. são experiências importantes para o processo de aquisição da leitura e da escrita.

No desenvolvimento socioafetivo – contribui para a formação de identidade. Aceitamos nossas capacidades e limitações favorecendo a socialização, estimulando a compreensão, participação e cooperação desenvolvendo o conceito de grupo.

É preciso estimular a escuta para que se desenvolva a capacidade auditiva, atenção, concentração e capacidade de análise e seleção de sons.

A música é um bem cultural e é obrigação da escola promover o acesso a essa linguagem artística.

Papel da música na Educação

Além dos efeitos já conhecidos e mais evidentes podemos selecionar a música e o conteúdo a ser trabalhando. Pode-se estudá-la como conteúdo, matéria em si, como linguagem artística, forma de expressão e bem cultural. A  escola deve ampliar o conhecimento musical do aluno, oportunizando   a convivência com diferentes gêneros musicais, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentando, perimitndo que este se torne um ser mais sensível e crítico.

Através da vivência e compreensão da linguagem musical propiciamos a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções , ampliando cultura geral é contribuindo para a formação integral do ser.

Aliando música e movimento, utilizando dança e expressão corporal podemos contribuir para que crianças em situação difícil na escola possam se adaptar (adaptação psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora).

Considerações

Somos sujeito de nossa própria história.

Somos passado, presente e…futuro.

Pensamos que a escola ideal é aquela que dá oportunidade…

Portanto, se nos detivermos nos empecilhos, na falta de material sonoro, no espaço, que por vezes é inadequado, nada acontecerá. Mas, se pensarmos no prazer que temos ao elaborar e ” fazer ” música e nos benefícios que ela nos traz, jamais deixaremos de trabalhá-la na primeira infância.

Nossa luta é para que isso tenha contínuidade até o final de todos os nossos dias. Dessa forma estaremos construindo nossa história em perfeita harmonia de modo que nossos alunos sejam mais felizes, pois teremos o riso estampado no rosto de cada criança, pai e educador, que certamente cantarão, juntos, todas as melodias em uníssono, regidos por uma mesma batuta.

“Um povo que sabe cantar está a um passo da felicidade. É preciso ensinar o mundo inteiro a cantar” – Villa Lobos

Bibliografia:

BRITO, Teca Alencar de – Música na Educação Infantil.

GAINZA,Violenta Hemzy – Pedagogia musical : dos decaddas de pensamientos y accion educativa junto com La  Im provisacion Musical.

OBS: Apostila oferecida pela Seduc para a formação de Coordenadores Pedagógicos  da Educação Infantil.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: