EDUCAÇÃO PONTUADA

SUBSÍDIOS PARA UM RECESSO EDUCATIVO

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 26/02/2012

O Recesso Escolar inicia-se e os pais se perguntam : o que fazer nesses dias sem aula?O que fazer nesses dias para dar a continuidade do aprendizado?Como aproveitar esses dias em casa de forma que divertindo possa a criança aprender?

Nesse período os pais devem lembrar que o recesso poderá ser um bom momento para “brincar”com seus filhos,havendo a interação de pais e filhos, valorização da família despertando bons sentimentos na criança. Para isso podemos indicar:

  • Jogos de Sequência com dados. Aproveitando com isso a quantidade de 1 a 6, e a sequência númerica.
  • Dominó – Além de reforçar a quantidade numérica de 0 a 6, é possível também reforçar a adição com a soma das pedras.
  • Loto ou Bingo
  • jogos de varetas.
  • Jogos de memória
  • Jogos da Velha
  • Jogo de Forca com palavras simples com apenas 2 sílabas.
  • Jogos de Caça Palavras

Além dos jogos é possível trabalhar o reforço da linguagem:

  •  contando histórias seja com livro ou sem.
  • Ir a um cinema, ou assistir um bom vídeo.É necessário reforçar que a repetição devídeos isola a criança não permitindo maior interação com a família.Portanto tudo sem exagero é ótimo.
  • Fazer uma pequena interpretação de Texto, questionando sobre o que entendeu sobre a história e o que mudaria ?o que mais gostou?o que estaria certo ou errado na história?

OBS:Deve-se evitar vídeos de violentos para evitar a agressividade infantil

  • Convide a criança para um compra no supermercado: e lá peça o  auxílio com a leitura do desejado.Mostre o valor de custo, trabalhe a quantidade desejada, comente sobre o produto e a sua real necessidade, seu valor nutritivo caso seja alimenticio.Isso dará uma real importância mostrando não só o significado da linguagem como da matemática, ciências e uma certa valorização pessoal da criança.
  • Que tal realizar um Estudo do Meio?É possível com isso reforçar alguns conteúdos como do Planejamento de forma divertida da seguinte forma:
  1. Passeio livre na Orla da Praia: a caminhada com observação dará a oportunidade de perceber diversos tipos de plantas, moradia assim como o comércio, meios de transporte.Ainda dessa forma, é possível realizar pequenos exercícios respiratórios (auxiliando bastante crianças que tem bronquite,ou asma) ou mesmo na areia,uma boa caminhada fará massagem nos pés auxiliando no desenvolvimento motor da criança.Assim como pequenas corridas, jogar bola,peteca,pipa,frescobol, futebol entre pais e filhos, patinar,rolar,pular, nadar,subir e descer ,trepar,são ótimas atividades para o desenvolvimento corporal e sua lateralidade. Dessa forma é possível levar a pequenos brinquedos existentes na areia da praia.
  2. Ciclismo: andar de bicicleta na ciclovia é um excelente exercício e reforça a coordenação motora.
  3. Passeio ao Aquário: É uma excelente oportunidade para ver e rever todas as espécies maritímas encontradas .Os pais poderão trabalhar os nomes das espécies e a valorização do meio ambiente, assim como a preservação deste evitando a sujeira no mar, na praia.
  4. Passeio de Escuna ou Barco: esse passeio fará com que a criança perceba aspectos geográficos da cidade de Santos, assim como meio de transporte.Valorização  do Meio Ambiente.
  5. Museu de Pesca: Nesta opção, é possível ver espécies maiores como Baleias, tubarões,golfinhos.
  6. Museu de Vaney– Com o objetivo de valorizar o bem estar físico, os pais poderão ir ao Ginásio Antonio Guenaga, e não só realizar diversos esportes como visitar o Museu Desportivoque lá se encontra.Visitar o Museu  De Vaney desperta valores positivos na criança demonstrando não só a importância e o significado da competição desportiva, mas levará o conhecimento da História Desportiva Santista.
  7. Orquidário:Valorização do Meio Ambiente,perceber diversas espécies de plantas e animais diversos.
  8. Horto Municipal: Perceber perto/longe,diversas espécies de animais e seu habitat, valorização do meio ambiente.É possível praticar a pesca,uma atividade que requer concentração muito boa opção para crianças ativas e repletas de energia.
  9. Monte Serrah: Esse passeio proporcionará a criança a visão de toda a cidade, demonstrando aspectos geográficos de Santos,São Vicente,Guarujá.O bondinho do Monte Serrah é outro meio de transporte que poderá ser lembrado e comparado com os demais porém a caminhada até o alto é muito divertido em família.
  10. Centro Histórico: Uma caminhada pelo Centro Histórico é excelente idéia para conhecer a história de Santos e toda a sua importância.É possível realizar de bonde  que  além de prazeiroso, os pais poderão reforçar meios de transporte através da história, comparando aos outros demais monstrando a evolução dos tempos.             Além disso, os pais poderão mostrar o Monumento de José Bonifácio, a Prefeitura Municipal de Santos,Museu do Café, Alfandêga,Igrejas históricas,Monumento ao trabalhador no Porto.Esse tipo de atividade despertará o orgulho pela história da sua cidade proporcionando a sua valorização de atos importantes e a visão de heróis brasileiros.Neste último caso, os pais poderão explicar a diferença existente entre eles e heróis de desenhos animados conhecidos pela criança.
  • Música: Cantar, dançar, tocar instrumentos é uma idéia feliz. Sugerir brincadeiras como “panelas” com colher, ou mesmo tocar flauta, bater palmas, brincadeira da cadeira, advinhe qual é a música, etc.
  • Artes:Construir brinquedos com jornal, material reciclável,revistas,Pintura, modelagem etc.Além de divertido possíbilita o treino e a desenvoltura da coordernação motora e a própria criatividade da criança.Com a companhia dos pais é muito mais interessante.
  • Informática: No site, jogos Infantis,ou Aprenda Brincando.É possível encontrar bons jogos que além de educar diverte.Sempre acompanhado pelos pais,a criança poderá ter o apoio pedagógico necessário.

A cidade de Santos, oferece neste mês de Julho oferece alguns programas muito interessantes e educativos como:

  1. Música no Mercado Municipal– rua Praça Iguatemi Martins s/nº- acontece sempre na 1º terça feira de cada mês com apresentações gratuitas de artistas da região.Desperta na criança o gosto pela música e a cultura regional.
  2. Feira de Orquídeas no Jardim Botânico Chico Mendes -Zona Noroeste – das 08h as 18h –  Muitas espécies serão mostradas na 2ª  feira de Orquídeas com entrada gratuita. Os pais e crianças poderão ter serviços de informação sobre o plantio,cultivo,quantidade de água,exposição ao sol,prevenção e controle de pragas e manutenção geral da planta.O jardim Botãnico fica na Rua João Fraccaroli s/nº, no Bom Retiro.
  3. Curso de Férias no Aquário Municipal:inscrições  para os cursos de férias voltadas para crianças,adolescentes e adultos  envolvendo o mundo marinho e sua preservação ambiental são sempre oferecidas em Diário Oficial do Municipio.Para se inscrever, os interessados devem ir ao Aquário, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com RG ou certidão de nascimento. A matrícula será feita em troca de uma leite em pó a ser doada ao Fundo Social de Solidariedade.

Enfim, o recesso é um momento de descanso para todos, mas é importante ressaltar que em cada ação poderá ser encontrado um momento educativo.Sem excessos e muita alegria, um feliz recesso a todos!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: