EDUCAÇÃO PONTUADA

MOUSE

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 27/01/2009

MOUSE

O mouse é o dispositivo utilizado para  execuções nas mais diversas atividades em um computador. Ele controla o cursor que vemos muitas vezes como ponteiro no monitor ou tela, servindo como uma extensão de nossas mãos no computador. Esse ponteiro muitas vezes podemos mudar com figuras atrativas, como abelhinhas, peixinhos etc.

Hoje já existem diversos tipos de mouse, alguns muito avançados dispensando os antiquados de esfera ou “bolinha”, ópticos, sem fio, com designer de caneta, anelares, etc

Além do mouse podemos encontrar outros tipos de dispositivos: TrackBall, Touchpad, Pointing Stich, Tablets, Mouses biométricos e Mini-mouses.

É possível utilizarmos o computador sem mouse, mas é tão prático que acabamos nos habituando à sua utilização, mesmo por que a maioria dos aplicativos gráficos é desenvolvida pensando neles.

Muitas vezes, o professor orientador se surpreende ao constatar que durante a aula, seus alunos puxaram o fio, ou mesmo utilizaram de forma errada, danificando e prejudicando a ponto de não ser utilizado em sua próxima aula.O que fazer?cancelar aula?não! existe outras alternativas que podem auxiliar neste momento tão difícil.

A minha sugestão é: Seja criativo! Mude a sua intenção rapidamente.

1- Fale sobre a utilização correta do mouse e suas conseqüências, citando o fato ocorrido.

2- Crie regras de utilização e combinados que devem sempre ser respeitados como limpeza e cuidados como:

 – Não utilizar com as mãos sujas ( de tinta, terra,água etc. ) ou mesmo com violência seja só ou com parceiro.

3- Abra o mouse, caso seja de esfera e mostre para todos as peças encontradas, demonstrando a sua fragilidade e se puder a sua utilização.

mouse6_small3 mousedebolinha_small3

4-Fale sobre os diversos tipos de mouse encontrados e como a tecnologia está avançada em questão de opções.

finger-mouse_small2genius-mousens310_small2mouse_standard_small2mouse_x750f_small2mousesemfio_small2

5-Se a situação for única em sala de aula, poderá mostrar o teclado, iniciando o próximo tema a ser discutido em sala de aula.

O mais importante é que o professor deve pensar rápido oferecendo ao aluno oportunidades diversas resolvendo a situação problema.Se puder, mantenha em seu armário sempre um mouse disponível para essas eventualidades.

Hoje o Windows Vista oferece dois recursos que auxiliam a usar o computador sem mouse ou teclado: o reconhecimento da fala – que permite que você use comandos de voz para trabalhar com o Windows e Teclado Virtual-que permite a inserção de texto com a seleção de caracteres na tela.

1- iniciar> painel de controle>acessibilidade>central de facilidade de acesso>usar o computador sem mouse ou teclado.

2- Selecione a opção: usar o teclado virtual ou reconhecimento de fala.

Como usar o mouse corretamente?Devemos colocar dois ou três dedos ou apenas segurar pelas laterais e clicar só quando necessário?E o botão central?

A essas perguntas devo afirmar que a forma correta são os três dedos acima no mouse e os dois restantes na lateral para que tenha firmeza e com o tempo esse hábito seja natural não criando dificuldades para a necessidade de abrir janelas de opção com o dedo anelar.

O mouse deverá movimentar se livremente para que o ponteiro apresentado no monitor possa encontrar as opções desejadas. Após isso, a confirmação será dada através dos cliques no botão esquerdo.

O botão central é o botão de rolagem (ou Scroll) que fará a movimentação de cima nas páginas da internet, arquivos de textos, planilhas etc.

Ao clicar com o dedo anelar no botão direito do mouse, abre-se uma janela de opções que dependendo da necessidade poderemos confirmar a ação clicando em seguida com o botão esquerdo.

Com o mouse podemos realizar ações  como: clicar, puxar, arrastar, selecionar, ordenar, etc.

Muitos iniciantes depositam toda a  insegurança da novidade sobre o mouse, dificultando a sua movimentação. Isso é muito natural e comum, contudo podemos indicar alguns exercícios e jogos que facilitam essa sua utilização.

– Jogos como:

1- Feeding Frenzy > encontrado no site > www.atrativa.com.br

2- Fish Tales> encontrado no site> www.uol.com.br> crianças>jogos>

TEXTO: SILVIA MARIA DO NASCIMENTO

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: