EDUCAÇÃO PONTUADA

MICKEY MOUSE PRIMEIROS PASSOS – DISNEY

Posted in Uncategorized by silvia maria do nascimento on 27/01/2009

 

Este software permite que a criança de 3 a 4 anos aprenda brincando de uma forma interessante,permitindo que exercite sua criatividade, dando ênfase ao explorar e ao descobrir sem necessitar auxilio de instruções elaboradas.Um dos objetivos do software é permitir que desenvolva a capacidade de solucionar problemas, despertando o gosto pelo aprendizado, tudo com muita graça, repletas de muito humor e surpresas .Há cinco opções de atividades, cada uma com um personagem, permitindo que a criança faça sua própria escolha. No caso da utilização em laboratório escolar, a professora orientadora deverá seguir o planejamento anual, sempre observando a utilização correta do mouse e a sua participação ativa em sala, estimulando, reforçando o conteúdo e  intercedendo quando necessário.

ABC

OBJETIVO:

  1. A utilização correta do mouse, deslizando  o cursor sobre o monitor.
  2. Perceber as letras do alfabeto de A a Z e seus nomes identificando e diferenciando.
  3. Vocabulário Básico.
  4. Cores Primárias.
  5.  Causa e Efeito.
  6. Descoberta Indutiva.
  7. Percepção e Observação.
  8. Raciocínio Abstrato.

A atividade se baseia na descoberta de letras através do esconde-esconde. Poderá ser utilizado com o teclado como 2ª opção, sendo assim qualquer letra acionada pelo teclado aparecerá na tela.

Sugestão: as crianças poderão ter no laboratório, letras emborrachadas como tapete, manipulando ao sentarem , assim perceberão sua forma, encaixe, cor etc.Cantar músicas sobre letras, ou mesmo estimular questionando as letras de seus próprios nomes são formas que auxiliam  bastante.Essa aula poderá ser estendida e repetida por mais algumas vezes permitindo sua memorização.

AS CORES DO PATETA

OBJETIVO:

  1. Cores Primárias e Secundárias.
  2. Criatividade.
  3. Manuseio do Mouse.
  4. Causa e Efeito.
  5. Construção.
  6. Percepção e Observação.
  7. Imaginação.
  8. Descoberta Indutiva.

Nesta atividade a criança pode escolher a cor para pintar a casa, mudando telhado ou chaminé, cerca e plantas da casa. Passando o cursor sobre a parte da casa a ser pintada, ele se transformará em um pincel de tinta animado e na seqüência passar na lata de tinta para que ele pareça preenchido com a cor selecionada bastando apenas escolher a parte da casa a ser pintada.O cursor também pode mudar  para outras ferramentas, dependendo do local que estiver posicionado.

Qualquer tecla que for pressionada no teclado possibilitará a mudança na casa ou no jardim.

Sugestão: Reforçar cores Primárias e Secundárias anteriormente com pintura em papel pardo ou mesmo sulfite na sala de aula com tinta, giz de cera ou lápis de cor. Atividades que tenha relação à cores, reforçando sua nomenclatura seja ela escrita ou oral.

1-2-3-DE PLUTO

OBJETIVO:

  1. Números de 1 a 10.
  2. Manuseio do Mouse.
  3. Vocabulário Básico.
  4. Causa e Efeito.
  5. Descoberta Indutiva.
  6. Percepção e Observação.
  7. Raciocínio Abstrato.

A atividade reforça os numerais e o manuseio do mouse apenas com o deslize do cursor na tela ou monitor. Através da audição (Mickey dirá o número em voz alta) a criança deverá  prestar atenção na aparição do  esquilo passando o mouse sobre ele.

Como os anteriores.quando qualquer tecla for acionada, Pluto irá latir para o Esquilo que surgiu.

Sugestão: O reforço poderá ser realizado anteriormente com músicas como : “10 indiozinhos”, utilizando os dedinhos, contando (objetos até mesmo no laboratório) , alunos diferenciando menino e meninas etc. Bater palmas de acordo com numeral dito pela professora orientadora associando à sua quantidade.

OS RUÍDOS DE DONALD

OBJETIVO:

  1. Conceitos Musicais Básicos.
  2. Criatividade.
  3. Manuseio do Mouse.
  4. Causa e Efeito.
  5. Dedução.
  6. Imaginação.
  7. Percepção e Observação.
  8. Criação de música.
  9. Descoberta Indutiva.

Com essa atividade, a criança poderá experimentar diversos tipos de sons, como sino, portinholas, rangidos, diversificando a altura, tonalidade, criando sua própria música.

Da mesma forma que os demais, poderá ser utilizado o teclado, e qualquer tecla pressionada, aparecerá uma nota das escalas será tocada.

Sugestão:trabalhar diversos sons e instrumentos, ritmos anteriormente, criando com a criança, objetos que possam produzir sons, como chocalhos.

Todas as atividades poderão ser imprimidas para colorir e reforçar os conceitos abordados nas atividades.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: